17 OUT 2023
Capacitação do PROMUSE tem início na Câmara Municipal de Ladário, e acontece de 17 à 20 de outubro
Na manhã dessa terça-feira, 17 de outubro, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Especial de Políticas Sociais e Cidadania, em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Polícia Militar, deu início à Capacitação do Programa Mulher Segura - PROMUSE, com o tema 'Promover o enfrentamento à violência contra a mulher'. O evento que acontecerá do dia 17 a 20 de outubro, das 8h às 17h, ocorre na Câmara Municipal de Ladário, situada na rua Almirante Barroso, nº 1092, St. 2, no centro de Ladário.

A capacitação segue a cargo do 6º Batalhão de Polícia Militar de MS e se destina aos profissionais da rede de atendimento social da Prefeitura de Ladário, com a participação também de militares da corporação. O Programa Mulher Segura MS, regulamentado pela Portaria PMMS nº 032/18, consiste em um policiamento orientado ao problema. O programa tem por objetivo o enfrentamento da violência doméstica, por meio de ações de prevenção, promovendo a segurança pública e os direitos humanos, realizando intervenções familiares com vítimas e agressores, encaminhando-os aos demais órgãos que compõem a rede de apoio e proteção.

"É importante frisar que o combate à violência contra a mulher é de responsabilidade de todos, indepentemente de ser policial, ou de fazer parte da rede de atendimento às vítimas, porque todos nós como sociedade fazemos parte de uma rede que deve combater essa violência. O PROMUSE nos dá ferramentas para realizar esse enfrentamento de modo eficaz", alardeou o Coronel da PM Alexandre Rosa Ferreira, Diretor de Polícia Comunitária da PMMS.

"Meu coração se alegra muito pois, além de ser Secretária Municipal de Assistência Social e Especial de Políticas Sociais e Cidadania e poder trabalhar diretamente no desenvolvimento de políticas públicas, eu sou mulher. Toda mulher deve levantar a bandeira de combate à violência doméstica contra as mulheres, e esta capacitação qualifica os servidores e concretiza esse que é um programa tão relevante nos dias atuais", afiançou a Secretária Municipal de Assistência Social e Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Graciele Zório.

Após as apresentações a Capitã da PMMS, Joyce Gonçalves esclareceu que "em vez de abrir essa capacitação com uma palestra, assistiremos ao filme brasileiro 'Vidas Partidas', que retrata a violência doméstica no bojo da sociedade, com o intento de sensibilizar os presentes ao tema de grande relevância aqui tratado".

Fonte: Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania