02 MAI 2024
Ladário recebe pelo terceiro ano consecutivo o Certificado do Mapa do Turismo
No Mapa de Turismo Brasileiro de 2024 divulgado pelo Ministério do Turismo, Ladário recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Certificado do Mapa do Turismo Brasileiro. Além do município, o Conselho Municipal do Turismo, bem como a Instância Governança Regional - IGR Pantanal, da qual Ladário participa, também receberam o certificado. O certificado que tem validade por um ano, foi assinado pela Ministro de Estado de Turismo, Celso Sabino de Oliveira e pela Secretário Nacional de Planejamento Sustentável e Competividade no Turismo Milton Sergio Silveira Zuanazzi.

A certificação, atualizada pelo Ministério do Turismo para o ano de 2024, reúne os municípios que comprovaram ter aptidão efetiva para o turismo e que fazem do setor ferramenta estratégica para a impulsionar a economia local. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais; e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem.

O que é o Mapa do Turismo?

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área - recorte territorial - a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. O objetivo do mapa é colaborar com a definição de políticas públicas, como definir recursos do Ministério do Turismo que serão destinados para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.

Para participar da categorização, os municípios precisam comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). É necessário a existência comprovada de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.
Fonte: Fundação Municipal de Turismo
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024