29 FEV 2024
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
EDUCAÇÃO
Professores e alunos participam de oficinas de Educação Empreendedora no Centro Sebrae Pantanal
Com informações do Sebrae/MS

Por meio do programa Educação Empreendedora, o Sebrae/MS promoveu no dia 26 de fevereiro, no Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá, as oficinas “Inovação: disrupção na educação” e “Empreendedorismo na prática”. A primeira destinada a professores e a segunda a estudantes, de maneira a sensibilizar os dois públicos da educação básica quanto a temáticas de competências empreendedoras.

A Educação Empreendedora tem como objetivo ser acessível a todos como pilar na formação cidadã, por meio do desenvolvimento de competências que favoreçam a construção de projetos de vida, formando protagonistas da transformação da sua realidade e do seu ambiente. É um programa estruturado com ações voltadas a escolas públicas e privadas, que somente em 2023, contemplou mais de 48 mil estudantes em Mato Grosso do Sul, a partir da capacitação de 8 mil professores – um número 33% maior do que o atingido no ano anterior.

De acordo com o bolsista de Inovação do Sebrae/MS, Bruno Daniel Monteiro, a iniciativa tem como objetivo incrementar desde o ensino básico à compreensão do que é empreendedorismo e como pode ser útil para a sociedade, temáticas trabalhadas junto às escolas de Corumbá e Ladário.

“Trabalhamos com escolas que não estão tão inseridas no meio de metodologias ativas, no mundo da educação empreendedora e da inovação. Foram quatro escolas de Corumbá e Ladário que participaram da atividade e acredito que seja muito importante, tanto para a formação docente por parte desses educadores, quanto para a formação acadêmica e estudantil desses alunos”, reforça o consultor.

A oficina “Empreendedorismo na prática” foi dividida em duas turmas, uma às 8h30 e outra às 14h30, e contou com a presença de 190 alunos entre 12 e 18 anos, que compreenderam as noções de comportamento empreendedor e como aplicar as competências empreendedoras no seu projeto de vida. Com oito professores, a oficina “Inovação: disrupção na educação” ocorreu às 18h30 e instruiu os participantes sobre maneiras de inovar a didática e, dessa forma, cativar e preparar melhor os estudantes.

A professora Mariângela Alves de Arruda, da Escola Municipal João Baptista, no município de Ladário, foi uma das participantes. Ela afirma que os ensinamentos não são úteis apenas para fins lucrativos, como alguns pensam sobre o ato de empreender, mas que servem para fortalecer as habilidades que cada profissional tem a oferecer para a sociedade. “Como professora, senti muito feliz em ver isso, que não é só um ganho de inovação e criatividade em relação a vender algo, mas vender a sua habilidade e o que você pode fornecer para essa comunidade”, ressalta a docente.