06 ABR 2015
ADMINISTRAÇÃO
Ladário confirma caso de raiva animal e Saúde prevê bloqueio com ação de vacinação

Com um caso confirmado da raiva animal e com quatro casos aguardando confirmação laboratorial, o município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde, começará a partir do dia 08 de abril, uma ação de vacinação nos bairros de Ladário. O animal infectado, um cão, foi identificado no bairro Santo Antonio, fronteira com a cidade de Corumbá, que até então, já registrou seis casos da doença, sendo cinco em cães e um bovino. A confirmação veio após o resultado laboratorial.

Apesar do caso confirmado, o município já vinha realizando ações de bloqueio, não apenas com vacinação, como também na educação à saúde, com orientações que foram repassadas para a população, informou a gerente de gestão administrativa e financeira da Secretaria de Saúde Marcela Barros Por Deus.

“Na semana passada a equipe da pasta percorreu algumas ruas do bairro Santo Antonio, fazendo o bloqueio da doença. Durante a ação foram vacinados 353 animais, sendo 317 cães e 36 gatos”, disse Marcela.

Ainda conforme ela, esta nova ação de bloqueio será feita de casa em casa, por oito agentes de endemias e um supervisor. “As nossas equipes irão percorrer todos os bairros. Essa ação de bloqueio é de suma importância, porém, o apoio da população é muito importante, principalmente nesse momento, pois eles são os responsáveis pelos seus animais domésticos, mantendo-os protegidos não só da raiva, como também de ouras doenças que possam colocar em risco a saúde de todos”, explicou Marcela.

Além disso, o município também prevê o recolhimento dos animais, cães e gatos, que estiverem em vias e logradouro públicos, o que está respaldada diante da Lei Complementar do Município 029/ 2007 e a norma técnica do Ministério da Saúde.

A doença

A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados – geralmente por uma mordida. O tempo real entre a infecção e o aparecimento da doença varia muito – ser de dez dias a sete anos. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio corresponde a esse período, no entanto, é de três a 12 semanas.

Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. Por esta razão, qualquer um que pode ter um risco de contrair a raiva devem receber vacinação antirrábica para a proteção.

A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada. O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença. A maioria dos casos de morte por raiva ocorre em crianças.

Qualquer mamífero é capaz de transmitir raiva. Os que mais costumam causar a doença são os animais domésticos e de fazenda.

Programação da vacinação

08/ 04- Bairros Alta Floresta I e II- das 07h00 às 17h00

09/04- Bairros Nova Aliança e Potiguar- 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00

10/04- Bairros SEAC, Boa Esperança e Mutirão- 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00