24 JUN 2015
Missa Sertaneja e suspensão do mastro são tradicionais no São João Pantaneiro

O São João Pantaneiro de Ladário trouxe durante os três dias de evento o resgate cultural da tradição ladarense em festejar e homenagear São João de forma singular e especial. Fazendo parte deste simbolismo, a missa sertaneja e a suspensão do mastro foram realizadas na última noite de comemorações. Centenas de devotos participaram da missa sertaneja, realizada pelo Padre Celso Ricardo, na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Dentre eles, estavam o prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado de sua esposa e Secretária de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Maria Saab Assad e Faria. " Viemos à missa para celebrar o dia de São João e festejarmos a graça de Deus para nós, nossas famílias e nossa cidade, que São João interceda por nós que nos lave, abençoe e que conceda a nós vivermos em uma Ladário feliz com pessoas que possam viver em paz, juntamente com os seus. Feliz dia de São João", foram as palavras em homenagem ao santo. A missa tem uma celebração diferenciada das demais, o acompanhamento é realizado por músicas regionais que relembram a cultura da terra, " Esta missa acompanha os festejos de São João e toda a sua tradição, é a primeira benção da noite antes do banho nas margens do rio Paraguai", disse o padre. Antes do término, a Imagem de São João foi banhada, enfatizando o tradicional banho de São João, realizado anualmente pelos festeiros no rio Paraguai, na madrugada do dia 23 de junho. Cheia de significados a missa foi encerrada pelo pároco de forma especial, os fiéis saíram da igreja passando embaixo do santo que na ocasião foi carregado pelo padre Celso e pelo prefeito José Antonio. Esta ação retrata o ato de passar sete vezes pelo andor e ser abençoado por São João que também é considerado casamenteiro. ?Fiz como reza a lenda certinho, passei sete vezes embaixo do andor feito pelo padre e pelo prefeito, estou convicta que dessa vez dará certo, pois a fé é grande e a vontade de arrumar um amor também?, comentou empolgada após sair da missa sertaneja, Tatiana Moraes. Logo em seguida, o mastro de São João foi suspenso no centro da Praça de Nossa Senhora dos Remédios ao som da apresentação exclusiva do grupo de cururueiros ladarenses.