22 JUN 2015
Três mil pessoas participaram da primeira noite dos festejos juninos em homenagem ao São João Pantaneiro

Aumentando cada vez mais a tradição da festa junina na cidade, a Fundação de Cultura deu inicio na noite deste domingo, 21 de junho, ao São João Pantaneiro, considerado um dos melhores eventos do Mato Grosso Do Sul. Reunindo fé, devoção e mantendo viva uma das maiores manifestações culturais e religiosas cultivadas pela população ladarense.

O público acompanhou o famoso Concurso de Quadrilhas da Comunidade, bem como danças regionais e um animado show com Juninho e Banda para encerrar à noite. A decoração foi um deslumbre a parte aos olhos de todos que por lá passaram. Este ano resolvi modificar e prestigiar o São João de Ladário, e não me arrependo está tudo muito lindo, a decoração te encanta logo que você entra as pessoas e as músicas estão animadíssimas, variedades na praça da alimentação, isso me deixou muito feliz, saber que a cada ano a festa que homenageia a esse santo tão amado, cresce de forma visível, disse a corumbaense, Juliana Vieira.

O primeiro dia atendeu as nossas expectativas, porque teve o concurso que é tão tradicional, e isso fez com que famílias inteiras viessem nos prestigiar. Isso mostra que a cada ano, nosso São João está crescendo e atraindo um público maior, enfatizou a Diretora Presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues.

Com chapéus na cabeça, trajes típicos, vestidos floridos, rodados, laços nos cabelos e muita alegria, o concurso de quadrilha animou a todos. Com músicas tradicionais e estilizadas as quadrilhas Nhô Macedo; Nhô Amigo; Do Nhô Aappil; Junina Coração Caipira, Nhâ Fuzarca; DDD Doidinhos de Deus; e Anjos Dourados disputaram o título de campeã competindo nas seguintes categorias: coreografia, caracterização, figurino, casal de noivos, conjunto e repertórios.

O troféu de primeiro lugar ficou para a Quadrilha Nhô Aappil, com 225 pontos. A Quadrilha Maluca garantiu o segundo lugar, com 119 pontos, e a Quadrilha Anjos Dourados, com 118 pontos, ficou em terceiro lugar. A premiação foi em dinheiro, para o primeiro lugar R$ 500,00; segundo R$ 400,00 e o terceiro R$ 300,00.

São João Pantaneiro como Patrimônio Cultural Imaterial

Desde 2013 a Fundação de Cultura do município, junto à superintendência do IPHAN, conseguiu inserir Ladário dentro do processo de estudos e pesquisas para registrar os festejos de São João como patrimônio cultural imaterial, mostrando para o Brasil o valor e a riqueza da festa em Ladário.

O trabalho conta com os registros históricos por meio de fotos e documentos, buscando transformar a festa em Patrimônio Imaterial Cultural. O processo, que está em sua segunda fase de desenvolvimento, deve ser entregue em dezembro de 2016.

A quantidade de pessoas que vieram nos prestigiar demonstram que elas estão se considerando como parte integrante deste processo do tombamento desta festa em Patrimônio Cultural Imaterial. A questão do pertencimento do evento a nossa cidade faz com que a população venha à festa, se identifique com a questão cultural local que cada vez ganha mais adeptos e isso pode ser visto já com o aumento da participação das quadrilhas tradicionais, finalizou Wanessa.