18 JUN 2015
Iphan quer transformar Banho do São João de Ladário em Patrimônio Imaterial Nacional

A Fundação Municipal de Cultura de Ladário conseguiu uma vitória para a valorização das tradições do povo ladarense, junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional): incluir o Banho de São João da Pérola do Pantanal, no pedido de registro do ?Patrimônio Cultural Imaterial Nacional?.

A festa de São João representa a valorização e o resgate das tradições folclóricas e da cultura popular. E para demonstrar toda a devoção dos festeiros ladarenses e corumbaenses, o IPHAN de Mato Grosso do Sul lançou uma revista e um DVD com todo o histórico da festa na região pantaneira de Corumbá e Ladário.

O lançamento, aconteceu na noite desta terça-feira, 16 de junho, na sede do Sesc Corumbá, e contou com a presença da Presidente da Fundação Cultura de Ladário, Wanessa Rodrigues, do prefeito corumbaense Paulo Duarte e da Superintendente do Iphan MS, Norma Daris Ribeiro, bem como dos agentes culturais da Festa de São João.

Desde 2013 a Fundação de Cultura do município, junto à superintendência do IPHAN, conseguiu inserir Ladário dentro do processo de estudos e pesquisas para registrar os festejos de São João como patrimônio cultural imaterial, mostrando para o Brasil o valor e a riqueza da festa em Ladário.

As conversas foram realizadas em dezembro de 2013 e no ano passado, no mês de julho, foi produzido um documentário com o objetivo de fazer o registro da festa. O filme faz parte de um dossiê que está sendo elaborado pelo IPHAN. O trabalho conta com o registros históricos por meio de fotos e documentos, buscando transformar as duas festas em Patrimônio Imaterial Cultural.

O processo, que está em sua segunda fase de desenvolvimento, deve ser entregue em dezembro de 2016. ?Esta análise é demorada, pois envolve muito estudo, pesquisa, além de uma avaliação criteriosa nos documentos entregues?, disse a superintendente do IPHAN , Norma Daris Ribeiro.

Processo

Para que os festejos juninos sejam tombados e transformados em Patrimônio Cultural Imaterial é analisado a forma com que os festeiros realizam o banho, a simbologia que envolve toda a questão da devoção e fé, uma tradição de passa de geração em geração. Ladário ganhou espaço dentro do processo mostrando que a festa existe na cidade, seu valor, e o aumento do número de seguidores a cada ano. Tombar o Banho do São João Pantaneiro, é uma grande conquista para os festeiros ladarenses, personagens principais  da festa.

?É bom destacar que os protagonistas da festa são os festeiros, a festa só existe por conta deles. Se a festa for registrada como patrimônio histórico imaterial, garante que os festejos sejam mantidos e ações de salvaguarda devam ser realizadas, reforçando ainda mais a fé, devoção e tradição do nosso Banho de São João, garantido que o valor cultural seja mantido?, enfatizou a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues.

A solenidade teve como objetivo dar retorno, tanto para as Prefeituras quanto para os festeiros, com a apresentação da síntese das informações que foram observadas e coletadas, por meio de um estudo etnográfico realizado durante a festa do ano passado nas cidades de Ladário e Corumbá.