12 JUN 2015
Exército celebra retomada de Corumbá e aniversário da Brigada

Solenidade militar em frente ao Batalhão da 18ª Brigada de Infantaria Ricardo Franco na manhã desta sexta-feira, 12 de junho, celebrou ao mesmo tempo, os 69 anos de criação da Brigada de Infantaria Ricardo Franco e 148° aniversário da Retomada de Corumbá. A cerimônia contou com a presença do prefeito ladarense, José Antonio Assad e Faria, bem como autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia foram homenageadas personalidades civis que ajudaram de alguma forma no trabalho em conjunto com o Exército, houve desfile em frente ao palanque das autoridades e também a interpretação da canção fibra de herói pelos militares participantes do evento. Além disso, também foram lembrados de maneira especial, o patrono da instituição militar, coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, e ao herói da Retomada, marechal Antônio Maria Coelho.

O prefeito José Antonio comentou da importância dessas datas históricas, Vivenciamos essas datas tão importantes para a nossa região com esta solenidade muito bonita e cheia de simbolismo que representa tanto para o nosso país e para nossa cidade.

Já o Comandante da 18ª Brigada, Jorge Cardoso Martins, reitera a importância da Brigada que enriquece de glória a bela história do Brasil, Eu gostaria de reverenciar neste dia primeiro à aqueles militares que serviram na Brigada desde o primeiro general de brigada até o soldado mais novo incorporado recentemente, todos esses homens construirão e estão construindo a nossa história e na data no nosso aniversário cabe o reconhecimento de todo trabalho que foi realizado. A outra reverencia vai para a comunidade Corumbaense que mantem um apoio incondicional a nós, e se não houvesse essa união não teríamos escrito essa história de sucesso, enfatizou.

A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira "Ricardo Franco" é a sucessora histórica do Comando Geral da Fronteira Sul da Capitania de Mato Grosso e dos outros comandos que estabeleceram e mantiveram os limites da fronteira Oeste do Brasil. E o dia 13 de junho, neste ano lembrado no sábado, marca a expulsão das tropas paraguaias que ocupavam a região de Corumbá, na então província de Mato Grosso, em função da Guerra contra o Paraguai.