07 DEZ 2015
Palestra orienta adolescentes sobre o combate a violência contra a mulher

Adolescentes de 12 a 17 anos das escolas municipais e estaduais de Ladário participaram na tarde desta segunda-feira, 07 de dezembro, de uma palestra sobre a violência contra a mulher na sede do S.S.C.H. A ação faz parte da campanha realizada no município pela Secretaria de Assistência Social, Saúde e Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres e teve como objetivo a sensibilização da sociedade a respeito dos diferentes tipos de violações sofridas pela população feminina.

Ministrada por Gabriel Morais, jovem de 19 anos, a palestra de forma dinâmica e descontraída chamou atenção dos adolescentes que permaneceram atentos durante toda a explicação e apresentação de um curta metragem que retratou casos reais. Foi abordada a violência sexual, física, moral, psicológica e patrimonial.

De acordo com o palestrante, a ideia é trabalhar uma educação preventiva junto com os alunos, " A minha intenção foi mostrar para eles a importância do conhecimento e de que homens e mulheres tem o mesmo direito, somos todos iguais e isso tem que ser ensinado desde pequeno a todos, para que dessa forma seja criado o hábito definitivo de igualdade".

Lição de Casa

Durante sua fala Gabriel lembrou que a violência contra as mulheres também está na sala de aula e no pátio, "alguns constrangimentos podem ser evitados e a partir de hoje vocês são responsáveis por difundir esse conhecimento e evitar que o tão falado bullying aconteça, não só com as mulheres, mas com todos de uma maneira geral".

Outra proposta da palestra foi promover o papel da mulher na sociedade e também orientar os jovens a compartilhar os acontecimentos com seus familiares, "esses jovens são os nossos protagonistas ladarenses e através deles queremos disseminar a cultura do fim da violência contra as mulheres e temos a certeza que conseguiremos, pois é por intermédio deles que toda a escola ficará sabendo da palestra de hoje", enfatizou a coordenadora do CREAS, Juventina Alves.

Para o adolescente de 14 anos, João Pedro Feitosa de Oliveira, o tema trabalhado com adolescentes tem um impacto maior, " nós sabemos que essa é uma realidade e as vezes até dentro das nossas casas, mas temos vergonha de contar, e por isso, conversas como esta, faz com que desperte a vontade de saber mais e também de impedir que violências aconteçam".

16 Dias de Ativismo

A campanha que acontece até o dia 10 de dezembro tem uma programação focada em ações que reforçam o combate a violência contra a mulher. De acordo com os levantamentos feitos pelo NASF de Ladário foram notificados 128 casos de violência até o mês de outubro de 2015, sendo 87 contra mulheres. Dos números, 70 % das notificações são casos de violência física, que envolvem a violência doméstica.

Conforme o coordenador do NASF- Henrique Vieira, dos casos notificados, todas as pessoas são atendidas e acolhidas pelas especializações oferecidas pelo município, bem como encaminhadas para integrantes da rede, com atendimentos médicos e psicológicos e até mesmo para o CRAS, CREAS e CRAM.