01 DEZ 2015
Mobilização no Centro de Ladário marca Dia Mundial de Combate à Aids

O Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado na terça-feira, 1 de dezembro foi marcado por uma grande mobilização no Centro de Ladário. O ato aconteceu durante toda a manhã na Avenida 14 de março e contou com panfletagem de preservativos e de informativos, além de conversas explicativas com os profissionais da Secretaria de Saúde que estiveram tirando dúvidas no local.

A iniciativa, idealizada pela Secretaria de Saúde tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do sexo seguro, do combate ao preconceito e faz parte da programação do município para os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Os testes de HIV estão disponíveis em todas as Estratégias de Saúde da Família, bem como preservativos que são entregues gratuitamente.

"Pensamos nessa mobilização para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do uso do preservativo e também orientar sobre a disponibilidade do teste rápido disponíveis em todas as ESF´S da cidade", enfatizou o coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Henrique Vieira.

Sobre a Doença

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.

A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembleia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/aids e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.