01 DEZ 2015
Com apoio da Marinha e Exército, Prefeitura inicia ação de combate a dengue, febre chikungunya e ZiKa vírus

Com a chegada do verão e o período de chuvas, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação da dengue. Tudo isso acontece em decorrência da elevação dos focos de água parada, que servem como criadouro para o mosquito Aedes Aegpty.  Porém, o que mais assusta, é que como se não bastasse apenas uma doença, o mosquito também é responsável por transmitir a febre chikungunya e o ZiKa vírus. Por isso a responsabilidade com a saúde tem que ser redobrada nesta época do ano.

Para combater as doenças, o município de Ladário, por meio das Secretarias de Saúde e Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceira com a Marinha do Brasil e Exército, realizam de 07 a 11 de dezembro, uma força tarefa para eliminar possíveis focos de criadouro do mosquito, transmissor das doenças.

Ao todo, a ação reunirá aproximadamente 40 profissionais, sendo 15 militares da Marinha e 15 do Exército, além de Agentes de Saúde e Endemias, que percorrerão todos os bairros da cidade, levando os trabalhos de orientações e prevenção sobre o perigo que as doenças oferecem.

"Essa força tarefa é muito importante, pois ajuda no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e agora a Zica. Lembre-se, o verão chegou e o perigo aumentou. Por isso é necessário à ajuda de todos, limpem os seus quintais, a prevenção ainda é o melhor remédio contra essa guerra. Nossos profissionais estrão passando de casa em casa levando as orientações e os cuidados que cada família deve ter", disse  a gerente de Assistência em Saúde Elis Rosangela Ribas Flor.

Ladário

Até o momento, o município pantaneiro registrou 157 notificações, sendo apenas 07 confirmados ao longo de 2015. Esses números foram apresentados pela Secretaria de Saúde e corresponde a semana 47, onde mostra que Ladário cumpre com trabalhos preventivos relacionados às doenças.

Além dos casos notificados, a pasta apresentou Índice de Infestação Predial (IIP), equivalente ao LIRAA do Município em 1,6%%. Ou seja, é muito próximo do índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde que é de 1%. Os bairros que apresentam maior índice da doença são Potiguá e Nova Aliança " 4,26%; Alta Floresta I e II " 3,75%; Almirante Tamandaré " 1,59%; SEAC- 1,18%; Santo Antônio, Boa Esperança, Mutirão e Parque Mangueiral apresentaram índice abaixo de 1%.

O cronograma da ação deverá percorrer todos os bairros de Ladário, onde um caminhão passará pelas casas e a equipe recolherá os entulhos deixados pelos moradores em frente às residências. O primeiro a ser visitado será a região Central, a partir das 08h00, quando também acontecerá o início da ação, em frente ao Coreto, na Avenida 14 de Março.

Logo em seguida a equipe seguirá na terça-feira (08) e quarta-feira (09), para os Bairros Santo Antônio e Nova Aliança; na quinta-feira (10) será a vez dos bairros Alta Floresta I e II e Potiguá; sexta-feira (11) a ação encerra com o Bairro Boa Esperança- Conjunto Seac, Mista Mutirão e Parque Mangueiral.

Zika vírus

Os sintomas do Zika vírus são semelhantes aos da Dengue, porém, o Zika vírus é mais fraco e por isso, os sintomas são mais leves e desaparecem entre 4 a 7 dias, Os sintomas do Zika vírus incluem febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada.

O Zika vírus não é contagioso, e por isso não passa de uma pessoa para outra. A única forma de pegar esta doença é sendo picado pelo mosquito. No entanto, se um mosquito que não tem o Zika vírus picar uma pessoa que está com Zika, ele é contaminado e começa a passar a doença para outras pessoas através de sua picada.