30 NOV 2015
Festival de Pipas diverte e conscientiza crianças sobre o uso do cerol

Mesmo com o tempo nublado o final de semana em Ladário foi tomado por diversas cores e olhares voltados para o céu, tudo isso porque, no sábado (28) e domingo (29) foi realizado o Festival de Pipas, "Desenrola e vem". Promovido pela Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência em Assistência Social, o evento atraiu em torno de 150 crianças com idade de 8 a 17 anos.

No sábado, os participantes do festival participaram de palestras e orientações de segurança nesta brincadeira que causa preocupação devido aos acidentes que podem ser provocados devido ao uso de cerol.

"Tivemos a colaboração da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, ambos falaram sobre o uso do cerol e suas consequências", disse a Assistente Social do CREAS, Renatha Ribera Oliveira que ainda destacou a importância da parceria para a elaboração do evento," também contamos com a Secretaria de Educação, InfraEstrutura e Serviços Públicos e de Saúde".

Já o domingo foi reservado para a prática do esporte, bem como para o entretenimento e a entrega de brindes aos participantes. E para quem pensa que soltar pipa é brincadeira de menino está enganado, "Eu gostei muito de participar, fiz a minha pipa com carinho vim participar, também escutei a palestra que orienta sobre o cerol e mais tarde lanchamos e ganhamos presentes, foi um final de semana muito legal", disse Aline Vitória de 12 anos.

Além de educativo, o evento proporcionou uma aproximação entre o poder público e a população ladarense, "Nossa intenção foi aproximar a administração municipal a população dos bairros Alta Floresta I, II E II neste festival. Através dos trabalhos realizados pelo CREAS nas visitas domiciliares nós percebemos que as crianças gostam desse tipo de lazer e considerando que o nosso trabalho direcionado ao atendimento de situações de violação de direito, nós buscamos por meio do Festival de Pipa realizar uma ação preventiva para que não haja a violação de direitos", enfatizou Renata que ainda complementou, "estamos orientados os responsáveis e os participantes sobre as situações de negligência, supervisão parental, uso de drogas, entre outros assuntos que foram abordados de uma forma descontraída", finalizou.

O festival percorrerá a cidade, em janeiro de 2016 acontecerá no bairro Nova Aliança e em fevereiro será no bairro Seac e Mista. Essas localidades são as que concentram o maior índice de vulnerabilidade social e violação de direito.