27 NOV 2015
Visita proporciona troca de experiências entre moradores de Assentamentos da região do Pantanal

Os moradores dos Assentamentos Projeto de Assentamento 72, Apa Baía Negra- Codrasa, Mato Grande, São Gabriel de Ladário e Corumbá, bem como os do Assentamento Indaiá I, II, III e IV da cidade de Aquidauana, são os protagonistas no processo de formação na construção da horta e agricultura familiar. Essa ação faz parte do Projeto "Aprender para Ensinar", desenvolvido pela Embrapa Pantanal, com apoio do município, por meio da Fundação do Meio Ambiente ao Desenvolvimento Rural, em parceira com a AGRAER; UFMS.

Para a gestora de Desenvolvimento Rural, Agrônoma e Técnica da Agraer, Vania Sabatel, o objetivo do projeto é a troca de experiências entre os moradores, sendo essa a primeira visita, já que eles puderam conhecer um pouco mais sobre agroecologia, onde futuramente o encontro acontecerá para aprofundar ainda mais o assunto discutido.

"Iremos trazer todos de volta já com outra visão. O intuito disso tudo é que eles entendam a sintonia da natureza com a produção, que eles têm que produzir em consonância com a natureza aproveitando tudo ao seu redor, ou seja, diversificando a produção. Aqui ele tem a agricultura, a horta, o bovino de leite e agora irão diversificar a produção do lote", explicou Vania Sabatel.

A primeira visitação foi feita no lote do senhor Ramão, morador do Assentamento 72 que já utiliza dos meios que estão sendo ensinados para o seu sustento, "foi difícil, passamos por muitos altos e baixos, mas hoje, estamos aqui firmes aprendendo e colhendo os frutos do nosso esforço, a nossa horta produz diversas hortaliças que vendemos na feira e principalmente nos arredores", falou.

A dinâmica que aconteceu durante dois dias foi finalizada com várias atividades educativas, como o melhor conhecimento das pessoas que estão por perto, também à visita a campo as plantações do senhor Ramão.

Na oportunidade, ambos, além da experiência trouxeram um pouco do que se planta em sua casa, dessa forma, todos trocaram seus produtos mostrando assim, a qualidade de tudo que se produz. Finalizando o encontro, um chá da tarde foi oferecido com iguarias feitas pelos moradores com produtos colhidos de suas casas.

Já a Diretora de Gestão e Controle Ambiental Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Prefeitura Municipal de Ladário, Ligia Teixeira de Santana,  ações como essas são importantíssimas, pois contribuem para a disseminação de conhecimento através de relatos e trocas de experiências entre os agricultores que já obtiveram sucesso nessa forma de produção "agroecológica", com aqueles que ainda estão buscando o caminhando do sucesso.

"A parceria Embrapa Pantanal, Agraer , UFMS Campus do Pantanal e a Prefeitura de Ladário por meio da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, não tem medido esforços para ajudarem os assentamentos da região e principalmente o PA 72, implantando novas técnicas, sendo estas simples e baratas, que beneficiam a produção de subsistência e  até comercial", disse Ligia.