09 JUN 2015
Prefeitura conquista aprovação unanime do Plano Municipal de Educação na Câmara

A Prefeitura de Ladário obteve mais uma vitória na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (09): a aprovação por unanimidade do Plano Municipal de Educação, em segunda votação. Agora caberá ao prefeito José Antonio Assad e Faria sancionar a proposta aprovada.

O Plano Municipal de Educação é o documento que dá as diretrizes para o setor no município, grande avanço para as politicas publicas que serão efetivadas nos próximos 10 anos na Educação ladarense.

O documento foi elaborado pela Secretaria de Educação de Ladário e apresentado em 17 de abril, para a comunidade no Seminário Final do Plano Municipal de Educação. O estudo vinha sendo feito desde maio de 2014.

Para o prefeito José Antonio Assad e Faria a ação representa um marco da educação, oportunidade da participação social, com políticas de integração, fazendo análise de todos seus aspectos, elaborando estratégias de trabalho para ajudar no rendimento educacional e também no desenvolvimento da sociedade.

Este é um plano de educação para o município, abrangendo as esferas estadual, municipal e particular de ensino, integrado à realidade das políticas publicas e à proposta de desenvolvimento que determinam as metas e as estratégias das ações na educação escolar, garantiu o prefeito.

Sobre a aprovação no Legislativo o chefe do Executivo destacou a sensibilidade dos vereadores quanto ao tema. Sempre que precisamos os parlamentares respondem positivamente pensando no futuro de nossa cidade e sua população.

Entenda o Plano

O PME é uma organização legal das metas e estratégias nacionais para priorizar as questões educacionais do município, de forma democrática. As bases de dados do IBGE, INEP, IDEB e a análise situacional do município organizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, estruturadas e analisadas exaustivamente durante as reuniões de grupo da Comissão Permanente de elaboração do PME, desenharam o panorama atual da educação do município permitindo a criação de estratégias educacionais para um período de dez anos, a contar de 2015, com sua aprovação. Nesse panorama, o PME deve transcender à perspectiva de um governo que tem o mandato máximo de quatro anos.

De acordo com a Coordenadora Municipal do PME de Ladário Sandra Laura de Campos Santiago García, além de importante, o evento representou o resultado final de um trabalho realizado desde maio de 2014, envolvendo representação de toda a sociedade ladarense. Sendo o Plano Municipal de Educação elaborado à luz do Plano Nacional de Educação (Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014) e do Plano Estadual de Educação (Lei Nº 4.621, de 22 de dezembro de 2014), tendo seu foco principal no planejamento da educação do município de 2015 a 2024.

Já a secretária da pasta Maria Eulina Rocha dos Santos, frisou que com a construção coletiva do Plano Municipal de Educação, não representa apenas melhorias para os alunos, como também representa melhoria de vida e desenvolvimento para o município. A educação é compromisso de todos, quando recebemos pessoas que foram protagonistas desta ação, entende-se que a educação é um direito de todos, significa construir em conjunto o crescimento deste município, no âmbito intelectual, social e cultural com a ajuda dos três poderes, comentou Maria Eulina.