08 JUN 2015
Ladário cumpre meta e vacina 3,2 mil pessoas durante campanha contra a Gripe

O município de Ladário imunizou 3.284 pessoas que se encaixam no grupo de risco, preconizado pelo Ministério da Saúde, durante a 17° Campanha de Vacinação contra  Gripe, que se encerrou no último dia 05 deste mês, após ter sido prorrogada em todo território nacional. Esse número corresponde 82,39 % da meta alcançada pela Secretaria de Saúde.

Porém, mesmo alcançando a meta, apenas as gestantes ainda estão abaixo da meta, ou seja, foram vacinadas apenas 208, das 224, o que representa 74,55% das que devem tomar a dose obrigatoriamente.

A vacinação é um dos meios mais eficaz de prevenção contras as doenças. Através da vacina nos livramos de enfermidades, em que alguns casos podem ser fatais, como o caso da gripe A H1N1. As gestantes devem ter a consciência de que apenas a dose não irá proteger somente elas, como também o seu filho, pois a prevenção ainda é o melhor remédio para uma gestação tranquila, disse a coordenadora de imunização do município e enfermeira Simone Roca.

Ao todo, durante toda a campanha, Ladário disponibilizou todas as Estratégias de Saúde da Família- ESFs, mas para as gestantes e para as crianças que devem voltar a tomar a dose em trinta dias, as Unidades de Saúde a serem procuradas serão apenas João Fernandes, localizada na rua Riachuelo, das 07h30 às 10h30 e das 13h30 ás 16h30, e a Unidade Mista das 07h30 às 10h30, de segunda a sexta-feira.

Doentes crônicos

As pessoas consideradas no grupo de doentes crônicos não correspondem à meta, segundo o Ministério da Saúde, porém, devem ser imunizados. Eles não estão na meta, porém, devem tomar a vacina e na hora devem estar munidos com documento pessoal, uma prescrição médica, assim, como as mulheres puérpera, que deverão estar com documento do período de internação hospitalar ou certidão de nascimento da criança, informou Simone.

Confira o quadro de cobertura vacinal

Crianças - 1.387 vacinadas- 83,81%

Trabalhadores da saúde- 322vacindos- 81,93%