26 MAI 2023
Secretaria de Educação promove aula expositiva sobre a Abolição da Escravatura
 A Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira, 26 de maio, uma aula expositiva com a temática "E por falar em Abolição ... por onde andam os escravos?". A ação é uma parceria com o Sesi e foi realizado em sua biblioteca.

O mês de Maio é marcado por diversas datas alusivas e dentre elas temos o dia 13 de maio, onde se rememora a Abolição da Escravatura, sendo assim resolvemos fazer uma ação com os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ladário, para contextualizar e refletir a temática, apresentando as lacunas deixadas pelo tempo histórico, de uma população marginalizada, que faz parte da miscigenação brasileira", explicou a secretária de educação, Elizama Medina de Ávila.

Ainda segundo Elizama, “a Educação para as relações Étnico-raciais de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, compreende refletir sobre o contexto histórico da sociedade que o indivíduo está inserido no desenvolver de espaços coletivos de aprendizagem com objetivo de trabalhar o respeito e a empatia entre os povos que deram origem a sociedade brasileira”.

As aulas estão sendo ministradas pelos técnicos pedagógicos Profª Me. Crisley Monteiro Olarte e Profº Esp. Igor de Oliveira Silva, que trabalharam os conceitos sobre raça e racismo, através do diálogo, textos e musicalidade.

Sobre a data

Esta data foi um marco histórico, onde através dela, os negros puderam ser libertados, através da Lei nº 3.353, de 13 de maio de 1888, onde foi declarada extinta a escravidão no Brasil, e mesmo com essa legislação, com o passar dos tempos, não ouve um planejamento para inserção dos ex-escravos dentro da sociedade.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação
Autor: Assessoria da Comunicação