19 MAI 2023
Ladário participa de encontro dos Secretários Municipais de Tursimo em Bonito
Nessa quinta-feira, 18 de maio, a Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Turismo, participou do Encontro de Secretários de Turismo com o foco no compartilhamento de boas práticas voltadas para o fomento do setor nos municípios que pertencem ao programa Cidade Empreendedora, de iniciativa do Sebrae/MS executada em parceria com as Prefeituras Municipais do Estado, em prol do desenvolvimento local. O evento foi promovido em Bonito e compôs a programação da 2ª edição do Seminário Inspira Ecoturismo, também organizado pela instituição, entre os dias 16 e 20 deste mês.

O encontro reuniu secretários e gestores públicos que atuam com o segmento nas prefeituras dos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora. Com a proposta de promover o networking entre as lideranças e apresentar iniciativas implementadas em Bonito que tiveram bons resultados para o fortalecimento do Turismo como ferramenta para a promoção do desenvolvimento, o evento realizou um bate-papo, mediado pelo consultor do Sebrae/MS, Richard Alves.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o evento é mais uma ação do programa Cidade Empreendedora que contribui para a formação dos gestores públicos e incentiva a adoção de iniciativas que promovam o desenvolvimento. “Com a governança alinhada, as chances de resultados são muito maiores, então, o secretário de turismo é um importante ator nesse processo. Cada vez mais, nós precisamos interagir com esse público, construir planos municipais de turismo em conjunto para que cada um possa dar o seu melhor e alavancar o segmento nos municípios”, destacou Amarilha.

"O encontro foi de grande interesse para trocarmos e conhecermos as experiências dos outros municípios que participam do Cidade Empreendedora. Para Ladário a ação é fundamental para o fortalecimento da atividade do turística de forma planejada, integrando empreendimentos privados e poder público em torno da temática. Estamos motivados para esse novo desafio, tendo em vista o planejamento da nossa fundação e os demais planos desenvolvidos no município", explicitou o Diretor Presidente da Fundação Municipal de Turismo, Alexandre Orichuela.

Por Mato Grosso do Sul ser rico em belezas naturais, principalmente, pela presença dos biomas Cerrado e Pantanal, o Estado tem vocação para o turismo de natureza e Ecoturismo, além de outras possibilidades como o turismo de compras, para as cidades localizadas na fronteira do Brasil com o Paraguai, por exemplo. Nesse contexto, o programa Cidade Empreendedora tem trabalhado junto aos municípios com maior potencial para o segmento para que eles possam fortalecer a atividade como ferramenta para a promoção do desenvolvimento econômico.

No total, 37 municípios compõem o programa Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul, atualmente, o que corresponde a 47% das cidades do Estado: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.
Fonte: Fundação Municipal de Tursimo