06 ABR 2023
1º Fórum Municipal das Mulheres reune autoridades e comunidade no clube Marisco
Na noite dessa quarta-feira, 05 de abril, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o 1º Fórum Municipal das Mulheres. O evento contou com a presença do Prefeito de Ladário, Iranil Soares, da Secretária Municipal de Assistência Social, Graciele Zório, o Vereador de Ladário, Denilson Márcio da Silva, além de outras autoridades e representantes de instituições da sociedade civil. O encontro aconteceu no clube Marisco, situado na rua da Camala, s/n,  no centro de Ladário.

Com o tema "Valorizar o papel da mulher na sociedade, avanços e direitos, democracia, diversidade, autonomia e respeito", a ação foi desenvolvida para ampliar o diálogo e as informações com temas importantes para a luta e defesa dos direitos das mulheres. Além disso, foi um momento para homenagear mulheres ladarenses que se destacam em nosso município pelo protagonismo escrevendo sua própria história e deixando seu legado. No fórum, além das falas das autoridades, foram apresentadas palestras sobre a importância da valorização da mulher e do seu papel na sociedade.

"No dia de hoje devemos celebrar as mulheres que escreveram sua história e deixaram seu legado. É notável perceber o quanto nós mulheres fazemos a diferença no meio em que estão inseridas, e o quanto precisamos impor respeito para que possamos conquistar e manter nosso espaço. A mulher possui um papel essencial na sociedade", afiançou a Secretária Municipal de Assistência Social, Graciele Zório. "O dia de respeito à mulher não é, e não deve ser apenas um único dia, mas sim todos os dias", sustentou Joicy dos Santos Gonçalves, Capitã do 6º Batalhão de Polícia Militar de Mata Grosso do Sul.

"Para que vocês tenham um ideia da incongruência, há aproximadamente 20 anos, quando fui abrir uma conta no banco, me solicitaram o CPF do meu marido. Eu havia entreguado meus documentos, eu tinha um emprego estável e salário mensal, e ainda sim não tinha autonomia para abrir uma conta de banco sem o aval do homem. Vejam vocês o absurdo", exclamou a palestrante Jane Contu, Assistente Social, e a qual já ocupou o cargo de Secretária Municipal de Assistência Social de Ladário.

"A Gestão Municipal atual valoriza as mulheres e também todos os gêneros. Temos mulheres empreendoras dentro da Administração que lideram suas pastas e desempenham suas funções com garra e eficiência. Queremos ensinar nossas meninas que elas têm condição de galgar altos cargos, exigir e alcançar seu espaço; de serem bem sucedidas. Percebemos a força dessas mulheres que lutam e não desistem nunca. E nós vamos continuar criando mecanismos para que as mulheres continuem a se desenvolver", declarou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.

Registra-se ainda que no evento foi prestada uma homenagem a Sra. Erzira Oliveira dos Santos (Dona Zizi), que foi a primeira vereadora mulher do Município de Ladário, negra, em nível nacional. Honrosamente homenageada no livro "Forças Vivas da Nação 1979", mãe, avó e bisavó, sempre ativa nas batalhas políticas sociais, adepta às causas culturais do município, festeira de São João e religiosa afro brasileira há 77 anos no Santo. Ressalta-se que Dona Zizi, foi interlocutora do trabalho de conclusão de curso de Ciências Soacias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul intitulado "Estudo sobre as memórias de uma afro-religiosa em Ladário/MS". Uma exemplo a ser seguido.
Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social