09 MAR 2023
SAÚDE
“Ação Interagindo Pela Saúde” realiza palestra sobre a Saúde da Mulher na Policlínica e da inicio as atividades do mês da mulher o “Março Lilás”
A Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira, 01 de março, a “Ação interagindo pela Saúde” dando inicio as atividades do mês da mulher o “Março Lilás” na Policlínica de Ladário, localizada na rua Comandante Souza Lobo, 1197, centro.

A ação foi promovida pela equipe Multiprofissional da Secretária de Saúde composta pela Nutricionista; Sarah Cordeiro, pela Psicóloga; Aline Souza e pela Profissional de Educação Física; Milena Alvarenga. Participou do encontro também a integrante da equipe do Psicossocial a Assistente Social, Maria Angélica. O encontro contou a presença de aproximadamente 22 (vinte e dois) usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, e tiveram como premissa proporcionar a conscientização sobre saúde da mulher.

Dando inicio a ação, a Profissional de Educação Física realizou algumas atividades aeróbicas e alongamento com os presentes, explicando sobre a importância da prática de exercícios físicos, mesmo que seja breve. Em seguida a Assistente Social conversou com os munícipes sobre os métodos contraceptivos como preservativos masculinos e femininos, o dispositivo intrauterino (DIU), anticoncepcional e falou sobre a pílula do dia seguinte também alertou sobre os cuidados e a eficácia do medicamento, como quando tomar e quando o remédio é ineficaz.

Vale ressaltar, que todos os métodos contraceptivos são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde- SUS. Dando continuidade, a Nutricionista fez uma linha do tempo alimentícia explicando sobre a alimentação saudável desde o nascimento até a velhice, dando exemplos de alimentos para melhorar a fertilidade, a pele, o sistema imunológico, o funcionamento do intestino e do organismo, entre outros.

Para finalizar, a Psicóloga falou sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e como o não cuidado pode afetar de forma negativa quem está ao redor, exemplificou também que algumas doenças tendem a piora por conta da oscilação emocional. Alertando sobre a importância dos pais conversarem com seus filhos sobre sexualidade e vida sexual, pois hoje os adolescentes estão começando a relação sexual cada vez mais cedo e sem orientações, o que pode ocasionar em uma gestação prematura e sem cuidados. É muito importante que toda mulher tenha rede de apoio, e devemos cuidar bem de todas as mulheres.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde