23 FEV 2023
SAÚDE
Equipe de Multiprofissionais realizou “Ação interagindo pela Saúde” nesta quinta feira
A Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira, 23 de fevereiro, a “Ação interagindo pela Saúde” na Policlínica de Ladário, localizada na rua Comandante Souza Lobo, 1197, centro.

A ação foi promovida pela equipe multiprofissional da Secretária de Saúde composta pela Nutricionista; Sarah Cordeiro, pela Psicóloga; Aline Souza e pelas Profissionais de Educação Física; Andreza Sumára e Milena Alvarenga. Participou do encontro também a Estagiária de Psicologia; Vanessa Auxiliadora Montenegro. O encontro contou a presença de aproximadamente 40 (quarenta) usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, e tiveram como premissa proporcionar a conscientização sobre os cuidados com o Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia.

A prática foi iniciada pela Profissional de Educação Física que efetuou um alongamento e aquecimento com os presentes, em seguida a Psicóloga e a Estagiária falaram sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e como práticas que exercitam a mente podem ajudar a retardar os efeitos do Alzheimer, citando exercícios físicos e até mesmo jogos de mesa, como caça-palavras, palavras cruzadas, entre outros. Para finalizar, a Nutricionista falou sobre os cuidados com a alimentação de pessoas acometidas pelo Alzheimer, por ser uma doença que atinge maioritariamente os idosos, muitas das vezes eles se esquecem de mastigar, e até mesmo engolir a comida, com isso, a Nutricionista ensinou que é muito importante fazer sopas, ou papas(comidas amassadas ou centrifugadas) para ajudar na alimentação.

As doenças crônicas são um problema de saúde pública. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 50% da população brasileira possui pelo menos alguma patologia crônica. A Campanha Fevereiro Roxo traz um alerta para três doenças distintas: lúpus, fibromialgia e doença de Alzheimer.  Essas comorbidades têm em comum o fato de serem crônicas, ou seja, de durações prolongadas, e incuráveis.

Apesar de distintas, as doenças envolvidas no Fevereiro Roxo possuem medidas preventivas em comum. Dentre elas estão a necessidade de realizar exercício físico diário, manter uma boa alimentação, ter cuidados com a saúde psicoemocional e manter consultas preventivas em dia.

Lúpus
O Lúpus é uma doença inflamatória não contagiosa de origem autoimune, ou seja, o próprio organismo gera danos aos seus órgãos e tecidos. Ele é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações, por exemplo. A doença envolve fatores genéticos, hormonais, imunológicos e ambientais.
Ele afeta, principalmente, mulheres, sendo 9 em 10 pacientes, com o risco mais elevado durante a idade fértil. Entre os sintomas mais comuns da doença estão alterações na pele, dores articulares e cansaço.

Fibromialgia
A Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Aliado a dor, a fibromialgia desencadeia sintomas como cansaço, sono alterado, alterações de memória, na atenção, ansiedade, depressão e disfunções intestinais.
Assim como o lúpus, há maior acometimento do sexo feminino. Ainda são desconhecidas as causas da doença. É frequente a associação com transtornos de humor e ansiedade. O tratamento envolve o uso de medicamentos para melhora do quadro álgico, regulação do sono e redução da fadiga, além de atividade física regular e psicoterapia.

Doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer é uma doença crônica neurodegenerativa, progressiva e que afeta, em sua maioria, idosos acima de 65 anos de idade, resultando em alterações de memória, percepção do mundo e linguagem. Traz impacto no comportamento, na interação social, na cognição, na personalidade e no humor do portador da doença, comprometendo suas atividades de vida diária.

Fonte: https://www.fsfx.com.br/hc/lupus-fibromialgia-e-alzheimer-sao-doencas-cronicas-e-incuraveis-mas-podem-ter-sintomas-reduzidos-com-a-descoberta-precoce/#:~:text=Ouvidoria-,L%C3%BApus%2C%20Fibromialgia%20e%20Alzheimer%20s%C3%A3o%20doen%C3%A7as%20cr%C3%B4nicas%20e%20incur%C3%A1veis%2C%20mas,reduzidos%20com%20a%20descoberta%20precoce&text=As%20doen%C3%A7as%20cr%C3%B4nicas%20s%C3%A3o%20um%20problema%20de%20sa%C3%BAde%20p%C3%BAblica.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde