15 DEZ 2022
SAÚDE
Equipe de Multiprofissionais promove encerramento anual da “Ação Interagindo pela Saúde” na Policlínica
 Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 15 de dezembro, o encerramento anual da 'Ação Interagindo pela Saúde', em alusão ao “Dezembro Vermelho – mês de conscientização e luta contra o HIV/AIDS”, que aconteceu na Policlínica de Ladário, localizada na Rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, no Centro.

O evento tem como premissa proporcionar a conscientização da prevenção para os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, de forma que essas informações possam ser levadas para a vida. A ação foi promovida pela equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, composta pela Nutricionista, Sarah Cordeiro; Psicóloga, Aline Souza e pela Profissional de Educação Física, Andreza Sumára.

A Profissional de Educação Física iniciou a ação conversando sobre a importância da prática da atividade física para saúde, em seguida fez um alongamento com os usuários presentes, enquanto explicava os benefícios de se exercitar todos os dias, por mais rápido que seja o exercício, explicando também que todo exercício é válido, seja de lavar a louça, até caminhar até a casa de alguém. “É muito importante que as pessoas se exercitem, deixe um pouco os carros de lado, e comece a caminhar mais a pé”, Explicou Andreza.
                                                                               WhatsApp Image 2022-12-15 at 09.43.42
  A Nutricionista destacou sobre a temática do HIV/Aids alertando a população para o risco do contágio da doença, e alertando sobre o uso essencial do preservativo em todas as relações sexuais, pois o método mais eficaz contra o vírus, é o preservativo. Na ocasião, foi abordado os “Dez passos para uma alimentação adequada e saudável”, recomendado pelo Guia Alimentar da População Brasileira do Ministério da Saúde, “Antigamente antes dos tratamentos atuais que as pessoas que vivem com HIV tinham, elas perdiam muito peso, podendo ficar desnutrida, porém hoje com o avanço da ciência, a eficácia dos medicamentos do tratamento contra o HIV, as pessoas podem não só engordar, mas também chegar a obesidade, por isso é muito importante um acompanhamento nutricional”. Explicou Sarah, em concomitante foi realizado a dinâmica “Jogo dos 10 erros”, em que a nutricionista esclareceu dúvidas referente a alimentação saudável e os mitos e verdades sobre dieta e alimentação saudável.
                                                                             WhatsApp Image 2022-12-15 at 09.43.38
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde