08 DEZ 2022
SAÚDE
Equipe de Multiprofissionais realiza "Ação Interagindo pela Saúde" em alusão ao Dezembro Vermelho
 Na manhã desta quinta-feira, dia 08 de dezembro,  a Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu mais uma 'Ação Interagindo pela Saúde', voltada para o combate ao HIV/AIDS. O encontro, em alusão ao Dezembro Vermelho, aconteceu na Policlínica de Ladário, localizada na rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, no centro de Ladário.

O evento contou com um público de mais de 20 pessoas e tem como premissa proporcionar a conscientização da prevenção para os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, de forma que essas informações possam ser levadas para a vida. A ação foi promovida pela equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, composta pela Nutricionista, Sarah Cordeiro; Psicóloga, Aline Souza; e pela Profissional de Educação Física, Andreza Sumára. A ocasião contou com a participação do Drº Jair Castello Soares, médico responsável pelos atendimentos na Policlínica de Ladário.

A Educadora Física iniciou a ação fazendo um alongamento sentada com os usuários presente, mostrando a possibilidade de fazer exercícios físicos de uma maneira diferente e confortável, também explicou a importância e os benefícios de se exercitar todos os dias.  A Nutricionista destacou sobre os alimentos que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e sobre a importância de manter o peso adequado a fim de evitar a desnutrição que podem propiciar possíveis infecções oportunistas, também falando sobre o sobrepeso, e seus riscos.
            WhatsApp Image 2022-12-08 at 13.42.29 (1)                WhatsApp Image 2022-12-08 at 13.42.29
 Em seguida a psicóloga abordou sobre o cuidado da saúde emocional, alertando sobre a importância de fazer o teste rápido que é disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde de forma gratuita e anônima para pessoas que tiveram alguma relação de risco. Foi abordado sobre alguns estigmas e trazendo à reflexão para que pessoas com HIV possam buscar ajuda com profissionais habilitados e para o uso de preservativos. O evento contou com a distribuição de preservativos masculino e feminino para a comunidade.
                                                                 WhatsApp Image 2022-12-08 at 13.42.28
 Para finalizar, o Drº Jair Soares aprofundou mais sobre o que é o HIV e em quanto tempo o vírus ele demora a se manifestar, reforçando sobre a importância de usar o preservativo que é o método mais eficaz contra o vírus, alertando da importância de usa-lo mesmo estando em um relacionamento fechado.  Foi dito também sobre a importância de conversar a respeito de tema como sexo, preservativos e doenças sexualmente transmissíveis com os filhos, pois hoje em dia os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo.
                                                                   WhatsApp Image 2022-12-08 at 14.01.39
 A “Ação Interagindo pela Saúde” acontece todas as quintas-feiras das 7:30 às 9:00 horas da manhã. Todas as semanas são abordados temas diferentes com ações de promoção à saúde para os usuários do SUS.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde