28 NOV 2022
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Prefeito de Ladário participa de Cerimônia alusiva ao 85º aniversário do Monitor Parnaíba, ´o navio de combate em operação mais antigo do mundo´
No dia 27 de novembro, domingo, o Prefeito Municipal de Ladário, Iranil Soares, juntamente com autoridades militares e civis, participou da cerimônia alusiva aos 85 anos do Monitor Paranaíba, Navio de Guerra integrante do Comando Flotilha de Mato Grosso, organização militar que subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil. O evento aconteceu em frente ao prédio da Flotilha, dentro do Complexo Naval de Ladário, situado na av. 14 de março, s/n, no centro de Ladário.
Conhecido como “Jaú do Pantanal”, em referência a um peixe pantaneiro de boca larga, o M. Parnaíba realiza operações que contribuem para a aplicação do Poder Naval na região de fronteira. Na cerimônia, a banda de Fuzileiros Navais do Comando do 6º Distrito Naval, tocou o hino nacional, entoado pelos presentes; foi explanado um pouco da história do navio e exibido um vídeo sobre a importância das águas (marítima e interiores) e da navegação para o país; e uma apresentação musical da banda militar.
Lançado no dia 6 de novembro de 1937 e batizado pela esposa do então presidente Getúlio Vargas, Sra. Darcy Sarmanho Vargas, por 'Parnaíba' em homenagem o rio do nordeste brasileiro, o monitor foi projetado e construído por brasileiros e foi um marco estratégico na retomada da construção naval brasileira no século XX. "Nesta data especial, parabenizo o Navio de Guerra Armado, em atividade, mais antigo do mundo e sua valorosa tripulação de ontem e de hoje que decerto o conduziram com o extremo profissionalismo e brilhantismo", declarou o Comandante do M. Parnaíba, Capitão de Corveta Dilson José de Oliveira Santos Filho.

Lançamento pelos Correios de selo comemorativo e carimbo alusivo ao 85º aniversário do M. Parnaíba

Durante a cerimônia o Superintendente Regional dos Correios me Mato Grosso do Sul, Flávio Luiz Dias Leal, realizou o lançamento do carimbo e selo comemorativo e alusivo aos 85 anos de construção do Monitor Parnaíba, pela instituição.
"O selo personalizado retrata temas nacionais relevantes, como é caso do nosso Parnaíba que faz da história nacional e ainda está em operação nos dias atuais, garantindo a segurança nacional na região da fronteira oeste do país", declarou o superintendente Flávio Luiz.
Afirmou ainda o Sr. Flávio que "o carimbo conta a história do que está ali retratado, bem como o selo, que perpetua o evento e roda o mundo todo". Participou do lançamento o Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
O Comandante do 6º Distrito Naval, Vice-Almirante Paulo Cesar Bittencourt Ferreira, destacou que "o Monitor Parnaíba é a principal e mais armado navio da região, composto por 3 canhões e 6 metralhadoras, além do convoo para pouso de areanove, que realiza patrulhas navais para o cumprimento das leis na fronteira; efetua missões cívico-militares de atendimento à população ribeirinha, além de apoiar as demais forças de seguranças na região. Após sua manutenção geral, encerrada em 2022, mantém o poder combativo a serviço da força naval na região".
"É uma alegria e uma satisfação termos a Marinha da Brasil estabelecida em terras ladarenses e sabermos que podemos contar com essa belonave nas águas pantaneiras. Isso nos traz segurança e orgulho, já que esse navio participou de momentos relevantes da história do nosso país se mantém operante com todo seu poder naval, mais ativo do que nunca", ressaltou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.