24 NOV 2022
Ação `Interagindo pela Saúde´ realiza prevenção no Novembro Azul
 Na manhã do dia 24 de novembro, quinta-feira, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu mais uma edição da 'Ação de Saúde', dessa vez voltada para o combate e prevenção ao câncer de próstata. O encontro, em alusão ao Novembro Azul, aconteceu na Policlínica de Ladário, localizada na rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, no centro de Ladário.
WhatsApp Image 2022-11-24 at 13.20.49
 O evento tem como premissa proporcionar a conscientização da prevenção para os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, de forma que essas informações possam ser levadas para a vida. A ação foi promovida pela equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, composta pela Nutricionista, Sarah Cordeiro; Psicóloga, Aline Souza; e pela Profissional de Educação Física, Andreza Sumára. A ocasião contou com a participação do cirurgião dentista Rafael Dib.
WhatsApp Image 2022-11-24 at 13.20.49 (3)
 A nutricionista iniciou a conversa com os participantes e falou sobre a importância da alimentação saudável na prevenção do sobrepeso e obesidade que são fatores para o surgimento de alguns tipos de câncer, assim como o uso de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Em seguida o cirurgião-dentista Rafael Dib falou sobre a atenção em saúde bucal e alertou a população sobre o surgimento de sinais e sintomas relacionados ao câncer de boca.
WhatsApp Image 2022-11-24 at 13.20.49 (2)
Os 21 participantes puderam tirar dúvidas referentes à prevenção do câncer de próstata, na realização da atividade “Sacola azul”. Na dinâmica, uma sacola azul contendo perguntas sobre a temática foi passada entre os usuários, ao som de uma música. Ao parar o som, o usuário retirava uma pergunta da sacola e lia em voz alta. Em seguida a pergunta era respondida pelos profissionais da saúde.
Dando sequência a ação, a psicóloga abordou o tema da saúde emocional do homem, alertando para a baixa procura do serviço pelos usuários do sexo masculino, e trazendo à reflexão para que possam buscar ajuda com profissionais habilitados.Para encerrar, foi realizado um sorteio de brindes entre os participantes.
WhatsApp Image 2022-11-24 at 13.20.49 (1)
A “Ação Interagindo pela Saúde” acontece todas as quintas-feiras das 7:30 às 9:00 horas da manhã. Todas as semanas são abordados temas diferentes com ações de promoção à saúde para os usuários do SUS.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde