21 NOV 2022
SAÚDE
Natal SoLadário 2022 arrecada alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou essa semana, e que se prolongará pelo mês de dezembro, a arrecadação de alimentos para o Natal SoLadário 2022. Os alimentos não perecíveis podem ser entregues pela população nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs - e na Policlínica de Ladário, as quais já estão munidas com caixas de arrecadação.
A ação visa receber doações de alimentos não-perecíveis como arroz, feijão, macarrão, açúcar, café, entre outros insumos; a fim de contribuir com o Natal das famílias em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, atendidas pela Secretaria de Saúde. A ação idealizada pelo enfermeiro Guilherme Regenold, responsável pela Unidade Básica de Saúde do Centro e ratificado pela Secretária de Saúde Josiane Braga, conta com o apoio da Equipe Multiprofissional e da Assistência Social da Policlínica de Ladário, além das sete Unidades de Saúde da região.
Segundo Guilherme "o projeto tem a intenção de ajudar as famílias mais necessitadas do município, visando a integração de todas as unidades, para suprir a falta de alimentos na mesa de muitas famílias. Devido à falta de recurso financeiro em alguns lares e por se tratar de um momento de confraternização de final de ano, pensamos em fortalecer o vínculo da família e oferecer um momento de acolhimento aos nossos pacientes".
“Uma das preocupações da população em vulnerabilidade social, é o risco nutricional e alimentar em que vivem essas famílias; e é o nosso dever enquanto nutricionista, combater a fome e promover a soberania alimentar da população. Logo, ações deste tipo contribuem para minimizar estes riscos, além de promover saúde para as famílias locais”, destaca a nutricionista da Policlínica de Saúde de Ladário, Sarah Cordeiro.
A assistente social Maria Angélica Arguelo da Policlínica de Saúde de Ladário explica que “a fome é uma das expressões da questão social vivenciada no seio de muitas famílias. Nosso papel fundamental é lutarmos diariamente contra a desigualdade social, econômica e política, e fazer valer o que encontra-se vigente na nossa Constituição Federal de 1988, artigo 6º que prevê: ‘são direitos sociais a educação, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a proteção, a maternidade, a infância e a assistência aos desamparados’.
A arrecadação dos alimentos acontecerá até o dia 14 de dezembro. Os alimentos serão doados para as famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica de Ladário. Aquele que deseja contribuir com a ação deve ir até uma das Unidades de Saúde ou na Policlínica de Ladário e depositar na caixa Natal SoLadário, a sua doação.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde