01 SET 2022
Secretaria de Saúde realiza campanha de vacinação antirrábica
 A Secretaria Municipal de Saúde após o recebimento dos smartphones para a utilização na rotina de trabalho dos agentes de combate a endemias, seguindo conforme termo assinado entre o Município de Ladário e a Secretaria de Saúde do Estado, na quinta-feira, dia 25 de agosto, foi realizada uma capacitação com a equipe do NCZ no período matutino e vespertino, para o ensinamento do manejo da plataforma DHIS2. Que tem por objetivo facilitar o registro de cães e gatos vacinados, com a vantagem de coletar a coordenada exata de onde o animal foi vacinado. Assim, será possível saber com maior precisão a quantidade de animais e em que áreas da cidade com mais ou menos animais, apoiando a gestão e tomada de decisão quanto à cobertura vacinal e distribuição de equipes de vacinadores.

Vacinação antirrábica Brasil/Bolívia Ministério da Saúde. OPAS e SES.

A campanha foi iniciada após um surto de raiva que aconteceu no ano 2015 e com isso o Ministério da Saúde e OPAS decidiram realizar uma parceria com a Bolívia para conter esse surto. A Secretaria Municipal de Saúde de Ladário passou a fazer parte do projeto desde o ano de 2021, e em 2022 continuamos com a ação de vacinação antirrábica nas cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, com uma equipe de 36 profissionais. A ação iniciou nos dias 27 e 28 de agosto e nos 3 e 4 de setembro daremos continuidade. Considerando que a vacinação antirrábica vem ocorrendo entre os bairros do município desde o dia 29 de agosto com mais de 48 agentes de combate a endemias.

Fonte: Secretária Municipal de Saúde
01/09/2022