27 JUN 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
APA Baía Negra recebe Placas Ilustrativas de Aves
Na manhã do sábado, dia 25 de junho, foram inauguradas placas de aves silvestres na Área de Proteção Ambiental - APA - Baía Negra, localizada na Rodovia Estadual MS-480, em Ladário (MS). O evento contou com representantes da Fundação de Turismo de Ladário, da Fundação de Meio Ambiente de Ladário, da Associação de Mulheres Produtoras da APA Baía Negra, do IBAMA, do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, de professores da Escola Estadual 2 de Setembro, além de amantes da natureza de outros estados do Brasil.

A inauguração das placas ilustrativas de aves da Área de Proteção Ambiental Baía Negra em Ladáro/MS faz parte do projeto "Turismo de Base Comunitária associado à Observação de Aves", desenvolvido pela parceria entre o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, APA Baía Negra e Fundação Municipal de Meio Ambiente, subordinada à Prefeitura de Ladário. O projeto tem como objetivo o fortalecimento da educação ambiental e do Turismo de Base Comunitária a partir da valorização da biodiversidade e do protagonismo da comunidade local em processos de construção de territórios sustentáveis.

O trabalho vem sendo desenvolvido em 3 etapas. Sendo elas: 1) Inventário  das espécies existentes na APA enquanto potencial para o Turismo de Observação de aves e diálogos com a comunidade; 2) Formação de integrantes da comunidade como condutores para observação de aves e Turismo de Base Comunitária; 3) instalação das placas com ilustrações de espécies de aves mais representativas da APA Baía Negra.

Márcio da Silva, Assessor da Fundação Municipal de Meio Ambiente, esclareceu que "as placas foram instaladas em locais estratégicos na APA, escolhidos pela própria comunidade durante o Curso de Turismo de Base Comunitária realizado em maio/2022". "A conexão com a natureza pode ser mantida ou restabelecida com a observação de aves", afirmou Virgínia Justiano Paz, representante da Associação das Mulheres Produtoras da APA Baia Negra.
Fonte: Fundação Municipal de Meio Ambiente