26 ABR 2022
Lançamento do projeto "Práticas de Leitura, Escrita e Cidadania"

No dia 20/04/2022 a Secretaria Municipal de Educação através do Núcleo de Formação e Avaliação realizou o evento de lançamento do projeto: “Práticas de Leitura, Escrita e Cidadania”, no qual a reme está trabalhando durante o ano letivo, através de coletâneas literárias e sociais. O projeto será desenvolvido coletivamente entre alunos, secretaria e professores.
Durante o evento a secretária de educação Elizama Medina de Ávilla ressaltou que: “Nós sabemos a importância da leitura e escrita em nosso município, saindo de um contexto pandêmico, percebendo a necessidade de investir um pouco mais no incentivo à leitura, onde antes os professores pegavam sua maletinha pessoal de acervo literário para trabalhar com os alunos e agora terão um material próprio adquirido pela SMEL para trabalhar de maneira mais eficiente.”
O evento contou com uma apresentação cultural realizada pelas alunas do projeto 60 + e teve a divulgação do projeto “Práticas de Leitura, Escrita e Cidadania” apresentado pelo Assessor Técnico Pedagógico Daniel Mendes da Silva Filho afirmando que “o projeto tem como foco trabalhar a complementação da aprendizagem, dando o suporte para aprimorar o conhecimento através das formações continuadas que os professores receberão”
Foi registrada a participação especial do Escritor Eduardo da Costa Mendes com o diálogo “A Literatura como Elemento de Mudanças Socioculturais” que destacou “A literatura tem relevância dos fatores de mudança sociocultural, assim como qualquer outro viés artístico, tendo peso sobre as ações da sociedade” o escritor levou o público presente a uma reflexão dos impactos a partir da escrita de alguns autores para uma mudança sociocultural.
Para o fechamento o Gerente Pedagógico Anielson Messias finalizou “através da leitura podemos ir muito longe, sendo um projeto muito interessante, com a ideia de trazer a leitura e escrita para nossa rede, dando início agora e com pretensão de estender até o ano de 2023”