03 FEV 2022
GABINETE
Secretaria de Saúde instala fibra óptica nas Unidades Básicas de Saúde
O “Informatiza APS” faz parte da estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde, o Conecte SUS. O programa vai apoiar a informatização das unidades de saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde de todo o país. O investimento na tecnologia da informação vai subsidiar a gestão dos serviços de saúde e a melhoria da clínica médica.
A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na última sexta-feira, 28 de janeiro, à instalação de internet de fibra óptica e novos computadores e notebooks nas Unidades Básicas de Saúde.
Ao todo, serão instalados aproximadamente 3.5 quilômetros de cabos de fibra óptica em diferentes pontos da cidade. A instalação dos novos computadores é uma das ações que faz parte do processo de informatização da área de Atenção Primária à Saúde (APS) em Ladário e de integração do sistema de regulação de especialidades entre a Policlínica Municipal e as Unidades Básicas de Saúde.

Dentre os benefícios trazidos pela informatização na Atenção Básica, vemos a instalação do Prontuário Eletrônico nos ambientes de atendimento direto ao cidadão, devidamente preenchido a cada atendimento e com envio adequado de dados ao Ministério da Saúde, de acordo com os requisitos definidos nas normas vigentes.
“Com o avanço dos serviços de saúde referentes à informatização, se torna necessária uma rede de internet de qualidade. Logo, concluímos que com as condições ruins de sinal de internet em nossa região fica impossível acompanhar os avanços propostos pelo Ministério da Saúde, por isso a fibra óptica é imprescindível”, esclarece Josiane Braga, Secretária de Saúde.
O Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 2.979, de 12 de Novembro de 2019, Instituiu o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017.
Com o programa Previne Brasil o Ministério da Saúde pretende mudar o modelo de financiamento, adotando como critério o monitoramento em tempo real das famílias assistidas na Atenção primária. Dessa forma, a conectividade será fundamental para a transmissão das informações. Caso não ocorram, os recursos podem ser cortados, com a inviabilidade da manutenção dos serviços essenciais à população.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde