17 SET 2021
EDUCAÇÃO
“A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” é tema de projeto do MPT desenvolvido com alunos da REME em Ladário
Alunos da REME acompanhados da Secretária de Educação Elizama Medina
Na manhã dessa sexta-feira, 17 de setembro, aconteceu a entrega da premiação do projeto MPT na escola, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Ladário. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal, situada à rua Corumbá, s/n, centro, em Ladário. Além da Secretária Municipal de Educação, Elizama Medina, estiveram presentes professores, alunos e seus familiares. A presente premiação corresponde à etapa municipal, prévia às etapas estadual e nacional. Além de propor a participação de jovens nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, o projeto visa também reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
O Prêmio MPT na Escola 2021, com o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, é uma iniciativa do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho - MPT. “Os projetos são ferramentas que a educação dispõe para trabalhar questões sociais através da arte, tendo como protagonistas as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino”, ressalta a Professora Elaine Menezes, coordenadora Municipal do Projeto desde o ano de 2015, em Ladário – MS.
No regulamento, foram oferecidas as categorias: desenho, música, poesia e conto. Devido à pandemia do COVID-19, a categoria curta metragem não foi oferecida nesta edição. O município de Ladário é pioneiro na participação deste projeto, sendo premiado em nível nacional na categoria curta-metragem nos anos de 2016 e 2018, e tendo uma participação ininterrupta em todas as últimas edições. “Um dos nossos objetivos na educação é proporcionar a participação de alunos em programas e projetos que resultem em ações de mobilização, conscientização e, neste caso, de prevenção contra o trabalho infantil, as quais envolvem também professores, coordenadores pedagógicas, familiares dos alunos, e toda sociedade”, esclareceu a secretária Elizama.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação