05 JUN 2015
Saúde confirma mais um caso de raiva animal em Ladário

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira, 05 de junho, mais um caso de raiva animal em Ladário, no bairro Alta Floresta I. Ao todo, o número de casos chega a 12 no município pantaneiro. A doença foi detectada laboratorialmente em cães considerados semi domiciliados e não domiciliados.

Conforme o secretário da pasta Cleber Colleone, medidas já foram tomadas para combater a doença no município, como a vacinação dos animais que foi feita por meio dos Agentes de Endemias e veterinários do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), onde eles percorreram as residências de todos os bairros de Ladário, totalizando até o momento mais de 4,5 mil animais imunizados contra a doença.

Porém o que mais chama a atenção são os animais soltos nas ruas, considerados principais alvos da raiva, doença séria e que se transmitida ao ser humano, pode ser irreversível. “O município vem fazendo a sua parte, e mais uma vez, é importante que para nos ajudar na campanha, os proprietários de cães e gatos os mantenham em suas residências. Proteger seu animal de estimação é uma das melhores prevenções”, disse o secretário.

O município já está o recolhendo os animais, cães e gatos, que estiverem em vias e logradouros públicos, o que é respaldada diante da Lei Complementar do Município 029/ 2007 e a norma técnica do Ministério da Saúde, bem como também nos Códigos Sanitário e Tributário Municipal que são as Leis 0753/2003 e 078/2014.

“O vírus da raiva está circulando em nosso município e nesse momento de risco para a nossa população é necessário algumas medidas preventivas evitando que o vírus venha se espalhar ainda mais entre a nossa população. com o número de casos, a nossa ação preventiva agora é o recolhimento desses animais que estiverem na rua”, explicou Colleone.

A multa para animais de pequeno porte, como cães e gatos é de R$100, sendo a reincidência no valor de R$ 200,00, ou seja, caso o animal seja entregue e devolvido ao responsável pela segunda vez. Já no caso dos animais de grande porte, como equinos, bovinos e bubalinos, a multa é de R$ 300,00, sendo no caso de reincidência R$ 600,00.

Animais como ovinos, a multa chega à R$ 50,00 e suínos R$ 20,00. “Em época da doença detectada, os animais levados até o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), não podem ser devolvidos. Além disso, animal solto na rua pode ser caracterizado como crime ambiental e o dono pode ser responsabilizado pelos danos causados, como algum acidente ou até mesmo ataque dos mesmos”, informou o secretário da pasta.

Abandono do tratamento

Outra medida que preocupa, conforme Cleber Colleone, é o abandono do tratamento que deve ser seguido à risca por aquelas pessoas vítimas de ataques de animais, principalmente entre cães e gatos, o que é comum na região. Só em Ladário, 30 munícipes abandonaram o Esquema Vacinal antirrábica. “Para resolver esta situação, uma equipe volante foi destacada para regularizar a busca ativa destes pacientes e assim, diminuir o risco de vida que estas pessoas estão correndo”, alertou.

“As pessoas mordidas devem seguir o tratamento à risca, pois não adianta se proteger apenas um ou dois dias e não prosseguir com o esquema vacinal. Isso pode acarretar perigo, já que para estar livre do vírus é obrigatório cumprir o tratamento. Caso ao contrário, a doença pode retornar deixando o quadro clinico irreversível, levando o paciente a óbito”, finalizou Cleber.