02 JUN 2015
Com palestras educativas, Semana do Meio Ambiente em Ladário traz atividades de conscientização

Mesmo com o início das atividades na última semana, aconteceu na noite desta segunda-feira, 01 de junho, a abertura oficial da 7° Semana do Meio Ambiente em Ladário. O evento, que aconteceu na sede do Lions Club desta cidade, contou com a presença do Diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Elemar Ebeling, o Secretário Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Jorge de Castro, a pesquisadora da Embrapa/Pantanal e presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente Sandra Crispin e o capitão tenente Cleiton Douglas da Silva, comandante da PMA- Corumbá e Ladário, bem como estudantes e autoridades da região.

Na oportunidade, representando o prefeito José Antonio Assad e Faria, Elemar Ebeling disse sobre a importância do evento para Ladário, apontando como principal meta, a conscientização ambiental da população, em relação ao meio em que vivem.

“O primeiro passo para uma população consciente é a educação ambiental, através disso iremos conseguir preservar o meio o qual vivemos. Além disso, em nosso município, tínhamos uma área que servia de depósito de lixo e até mesmo cadáveres, porém, foi necessário estudos, onde hoje, podemos trabalhar para transformar esse local, Apa Baía Negra (Codrasa), em um verdadeiro Santuário Ambiental Ecológico dentro de Ladário”, falou Ebeling.

Já o Secretário Jorge de Castro, apontou algumas principais conquistas realizadas durante a atual administração, “evoluímos muito. Hoje temos estudos que apontam o nosso município como um verdadeiro potencial para o desenvolvimento ambiental. Uma de nossas principais conquistas foi a estruturação de uma gerencia para uma Fundação. Conseguimos inserir Ladário na lista como município ativo na arrecadação do ICMS ecológico que hoje chega à R$ 30 mil”, citou.

Ainda conforme ele, outra conquista que está por vir é a criação do Plano de Manejo, idealizado para a Apa Baía Negra, mais conhecida como Codrasa, que consiste no uso adequado dos recursos, a recuperação de áreas degradadas, programa de Educação Ambiental que contemple a conscientização e a sensibilização quanto aos temas ambientais.

“Com tudo isso, queremos garantir a qualidade ambiental do local, conservando as riquezas do bioma pantaneiro, bem como meios sustentáveis de uso dos recursos pela população”, revelou De Castro.

A área de proteção ambiental está dividida em zonas com delimitações das atividades permitidas, restringidas e proibidas em cada uma delas. São utilizados instrumentos legais e incentivos financeiros governamentais para assegurar a proteção e o uso racional do meio ambiente. A localidade é gerida pelo Conselho Gestor próprio, que é composto de seis membros, responsáveis por deliberar, administrar aprovar projetos, controlar e fiscalizar os investimentos.

Além disso, o público pode acompanhar palestras que traziam como tema “Ações Sustentáveis no nosso dia a dia são possíveis”, ministrada pela pesquisadora da Embrapa Pantanal Cátia Urbanetz e “Geopark Bodoquena Pantanal: perspectivas atuais e futuras”, que teve como palestrante o professor da UEMS e diretor cientifico geoparque, Afranio José Soares e o coordenador de geologia Alex da Costa.

Para a aluna katiany Souza, participar desses eventos só reforçam ainda mais o poder e dever da população em relação ao meio ambiente. “Sempre que posso faço a minha parte, conservando o local onde vivo. Afinal preservar não só ajuda a minha família, como também as pessoas que vivem em nosso meio. Ladário hoje segue rumo ao desenvolvimento ambiental. Temos um grande potencial com a Apa Baía Negra e também o nosso Pantanal”, disse.