13 DEZ 2020
SAÚDE
Blitz educativa conscientiza população ladarense sobre cuidados contra o mosquito da dengue
combate a dengue

O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de Ladário, realizou na manhã deste sábado (12), uma blitz educativa para alertar a população sobre os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação conjunta contou com a participação dos Agentes de Combate a Endemias, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Agemtrat.

A transmissão da dengue, é gerada principalmente pela concentração do mosquito, quanto maior a quantidade, maior a proliferação. Esta concentração está diretamente relacionada à temperatura e pela presença significativa das chuvas.

Segundo o coordenador do NCZ Marcos Pereira, a ação é um complemento das atividades que já vem sendo executadas no município, e ressaltou a importância do apoio da população. "Temos realizados borrifação química, bloqueio mecânico, visitas nas casas dos moradores pelos agentes, e hoje vimos a necessidade de orientar a população, mostrando o nosso material sobre o que o NCZ realiza no combate ao mosquito da dengue no município. E nós pedimos que a população tire uns dois dias da semana para olhar o seu quintal, para dar uma olhada da vasilha do cachorro para retirar o óvulo da fêmea se tiver, observar o recipiente com ar-condicionado, pneus, então todo material que acumula água, este é o momento de realizar a limpeza, para que o índice caia no nosso município".

Para a secretária de saúde Josiane Braga, ações de conscientização como essa, são importantes para haver o apoio de todos no combate à dengue. "A ação é de suma importância e reforça as atividades que vem sendo realizadas no município em relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti", explicou.

Mais informações entre em contato com o NCZ pelo telefone 3226-1213

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICÃO E IMPRENSA - PML