07 AGO 2020
Ladário lança campanha do Agosto Lilás com diversas atividades durante este mês

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania, a Superintendência da Mulher e a Secretaria de Educação, a Prefeitura de Ladário deu início às ações da Campanha Agosto Lilás, com objetivo de orientar toda a população sobre a violência doméstica, as formas de agressão à mulher e os canais de denúncia. A campanha começou com o lançamento da Gincana Pedagógica, a fim de sensibilizar e envolver a comunidade escolar com a temática.

Diversas atividades serão realizadas durante o mês, como entrega de camisetas da campanha para o secretariado e profissionais que atuarão diretamente com as ações, panfletagem na feira livre de sábado, blitz educativa, entrevista nas rádios e orientações nas redes sociais acerca do assunto. Há também a proposta de produção do vídeo “x-vermelho”, em parceria com as farmácias do município, que disponibiliza mais uma forma de denunciar o agressor.

Para a secretária de Assistência Social e de Polícias Sociais e Cidadania, Carmen Pedroza, a campanha será de suma importância para quem vivencia a violência. “Antes não existia isso, as mulheres sofriam caladas. Hoje podemos conscientizá-las de que não estão sozinhas, e que existe toda uma rede preparada para atendê-las no momento em que estiverem passando por essa situação”. Uma das problemáticas destacada pela secretária é a dependência financeira. “Ela depende do agressor, então, ela se cala. Isso é cultural. No passado, o homem era visto como o único provedor da família e, por isso, achava que poderia fazer o que quisesse. Muitos ainda pensam assim”.

Com o período da pandemia, aumentou a preocupação com as vítimas, já que elas passam mais tempo em casa junto aos agressores. Girley Fernandes, representante da Superintendência da Mulher, ressalta que a violência doméstica não se resume na ação física. “A Lei traz cinco tipos de violência: a psicológica, física, sexual, moral e patrimonial; e todas elas podem ser denunciadas”. Ela frisou ainda que a maior parte das mulheres só percebe quando passa pela agressão. “Mas antes disso, o parceiro já pode ter cometido os outros quatro tipos de violência”, destaca.

Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Dayane Martins ressalta que outro objetivo da campanha é frear e até diminuir a questão da violência no município. “Mesmo Ladário sendo pequena, a demanda é alta para a cidade. E nós temos que fazer com que as mulheres denunciem. Elas não podem se calar, precisam procurar os órgãos, como o próprio Creas, a Polícia Civil, o 180. São várias janelas que as mulheres têm para fazer a denúncia”.

PROGRAMAÇÃO

A primeira etapa começou ainda nesta semana, com a distribuição de atividades escolares com o tema “Mulheres que se protegem”. Alunos do 1º ao 9º da rede municipal terão que produzir desenhos, redações ou poemas para exemplificar as formas que as mulheres têm de se proteger. Eles terão até o dia 25 para produzir e entregar o material, que passará por uma banca de avaliação. Os vencedores serão premiados no dia 31.

“Não é uma simples gincana. Somos uma das primeiras cidades a inserir o assunto no plano pedagógico das nossas escolas e cumprir com a Lei Estadual 5.539/2020, publicada no dia 13 de julho”, destacou a psicóloga da Secretaria de Educação, Bruna Fernanda. A matéria em questão trata sobre a inclusão da Lei Maria da Penha como conteúdo transversal nas escolas públicas.

Nos próximos dias, serão realizadas a entrega das camisetas e as demais atividades previstas na ação. É importante que toda população faça parte dessa iniciativa e ajude a Prefeitura junto às suas Secretarias e órgãos competentes a identificar os possíveis casos de violência doméstica. Não se cale.