20 MAI 2020
Personalidade ladarense, Helô Urt é título de premiação em Corumbá

Quem recebeu o Prêmio "Mulher Helô Urt", organizado pela Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas, no dia 12 de maio, também leva para casa um pouco da história de Heloísa. Ladarense, ativista cultural e pioneira no resgaste das nossas tradições, Helô " como era carinhosamente conhecida, também contribuiu para a integração da cultura boliviana em nossos municípios.

A premiação, criada pela lei municipal 2.327/2013, prestou homenagem a cinco pessoas que contribuíram para o reconhecimento e valorização das mulheres que se destacaram nas áreas da Cultura, Cidadania, Personalidade, Meio Ambiente e Sensibilidade de Gênero, presenteando cada uma com uma estatueta da viola-de-cocho - instrumento pelo qual Helô Urt integrou a organização de tombamento.

Heloísa Urt se formou em Letras, pela UFMS, e foi uma mulher ladarense de grande importância para o desenvolvimento da Cultura de Ladário e Corumbá. Pioneira no resgate das festas tradicionais culturais da nossa região, como o Carnaval e o Banho de São João. Esta grande figura pública era uma mulher forte, destemida, que lutava ativamente dentro do meio político para reconhecimento da cultura da nossa sociedade.