16 MAR 2020
Prefeito Iranil Soares é homenageado pelo Moinho Cultural

Na tarde da última sexta-feira o prefeito Iranil Soares foi homenageado pela orquestra do moinho cultural. A homenagem começou com uma visita ao Instituto Moinho Cultural pelo prefeito Iranil soares e seu secretariado, onde além de conhecer as instalações físicas os presentes conheceram um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos por toda a equipe do Instituto.

Marcia Rolon, presidente do Instituto, falou durante a visita sobre os desafios alcançados e as metas de crescimento do instituto, e realçou da importância de se manter parcerias como a quem tem com a prefeitura de Ladário. "Nós agradecemos em nome dos alunos que dependem do transporte para suas atividades, por isto fizemos questão desta visita do Sr. Prefeito Iranil Soares.  Para que seja do conhecimento dele a importância de nossa parceria para as crianças e adolescentes de Ladário atendidas no Instituto. Muitos deles moram em bairros afastados e seus pais não tem condições financeiras de manter o transporte diário até o Moinho, e sem o apoio da Prefeitura Municipal de Ladário eles teriam que deixar de participar das atividades".

A visita seguiu até a sala onde alunos já esperavam prontos paras a homengem. A apresentação levou a emoção todos os presentes, até mesmo surpreendendo a Sra. Presidente do Instituto. Logo após foi dada a palavra ao Prefeito Iranil que em sua fala, contou a sua trajetória de vida. De menino pantaneiro criado em fazenda e que conheceu suas primeiras letras aos 11 anos de idade, quando veio morar no município de Corumbá. Relembrou sua trajetória de aprendizado e a importância de seus estudos na carreira militar.  Enalteceu o trabalho ali realizado como oportunidade ímpar de aprimoramento pessoal através da cultura e da arte. "A arte foi a primeira manifestação encontrada pelos homens primitivos para se comunicar e contar como eles viviam. Durante os séculos, os artistas levavam informações através das diversas formas de expressão artísticas. A dança, a música, a literatura, o teatro e as mais variáveis formas de expressão cultural, além de ser uma forma qual uma determinada cultura leva a informação e o conhecimento ao seu povo, cria uma identidade própria, de seu hábitos, de seu tempo, de sua política e até mesmo de como uma determinada cultura influenciou na geografia mundial. Fico orgulhoso por vocês". Terminou.

A prefeitura municipal de Ladário mantem regularmente o transporte das crianças e adolescente que realizam atividades no Moinho cultural. Este transporte é realizado em dois turnos, pela manhã são atendidas 34 crianças e adolescentes. Já no período vespertino este número sobe para 52. O acréscimo de 16 alunos entre o ano de 2019 para o ano de 2020 inviabilizava o transporte de todos com segurança como determina o Código Nacional de Transito. Pois não tínhamos no município um veículo com tamanha capacidade.

Por entender da importância da atividade lúdica no desenvolvimento pessoal e familiar destas crianças e adolescentes. O Prefeito Iranil Soares, solicitou ao setor jurídico estudar a forma legal para o pedido de readequação de frota à empresa contratada, a fim de atender esta nova demanda. Hoje operamos ainda com uma pequena defasagem, mas a empresa de transporte contratada pelo município já prometeu a readequação da frota o mais rápido possível. Informamos ainda que o transporte continua regular e diário.

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano (IMC), inaugurado em 2004, em Corumbá/MS, tem como meta ser reconhecido pela excelência das metodologias de promoção de desenvolvimento de crianças e adolescentes em região de fronteira, através de acesso a bens culturais e do fortalecimento da qualidade da educação formal. O projeto inclui e interage socialmente 360 crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e das cidades fronteiriças de Puerto Suarez e Puerto Queijarão, sendo que nesta última, 40 crianças bolivianas entre 06 e 18 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica fazem parte do Sistema Moinho.

Com o programa Roda Moinho, realiza intercâmbio com escolas municipais de assentamentos e das águas de Corumbá e escolas rurais de Miranda, atendendo mais de 200 crianças e adolescentes. Durante toda a sua trajetória mais de 23.000 pessoas foram impactadas diretamente através das aulas de ballet, música clássicas, informática, apoio escolar, grupo de convivência e fortalecimento de vínculos, entre outras.

Além do prefeito Iranil Soares e parte do secretariado ladarense. Estiveram presente o Sr. Jorge Lara - chefe Geral da Embrapa Pantanal e o Sr. Thiago Coppola - Chefe Adjunto da Transf Tecnologia.

16/03/2020
Prefeito Iranil Soares é homenageado pelo Moinho Cultural