13 MAR 2020
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Superintendência de Articulações de Políticas Públicas para as Mulheres é a voz da mulher Ladarense

Neste mês que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, muito se houve falar sobre as políticas públicas voltadas as mulheres. Em nosso município a Superintendência de Articulações de Políticas Públicas para as Mulheres, é o órgão responsável pelo diálogo entre governo e sociedade civil, promovendo assim igualdade e a valorização da diversidade, trazendo por meio de um movimento feminino a liberdade e a proteção da mulher perante o estado.

A superintendência está ligada a Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Sociais e tem por finalidade conduzir as ações governamentais voltadas à realização das articulações entre os órgãos e os diversos setores da sociedade. Visando à implementação da política municipal para a proteção da mulher. Tem como objetivo enfrentar as desigualdades de gênero no município, articulando ações transversais com base em princípios de igualdade e respeito à diversidade, autonomia das mulheres, equidade, justiça social e combate a todas as formas de discriminação, preconceitos e violência praticados contra a mulher. Assegurando o poder de decisão e ajudando as mulheres em caso de violência doméstica a se sentirem acolhidas e a vontade para denunciar a violência ocorrida.

A função da política pública voltada à mulher entra como um incentivo a ter a sua autonomia econômica, dando ênfase a trabalhos envolvendo a mulher, não possuindo nenhuma diferença salarial por questão de gênero, cor ou etnia.

A Superintendência não acompanha casos de violência, mas trabalha analisando dados e identificando demandas e encaminhando para os órgãos que fazem o acompanhamento direto. Para isto possui diversas parcerias, além das secretárias municipais a OAB e a polícia civil são os maiores aliados.

Dentro das atribuições também estão palestras com mulheres do Vale Renda e Bolsa Família. Também existe um trabalho dentro das escolas, envolvendo pais, alunos e professores.

Para este ano uma grande parceria com a Secretaria de Educação de Ladário foi feita. Onde será implantado o projeto "Meninas Empoderadas". Este é um projeto voltado as meninas das escolas municipais, cujo o objetivo é desenvolver através do aumento da autoestima, o conhecimento de seus direitos e cuidados com a saúde pessoal o empoderamento destas. Serão 5 encontros distribuídos durante o ano, tendo como temas a Autodefesa, a automaquiagem, a customização, a saúde da mulher e a lei Maria da Penha.

A Superintendência de Articulações de Políticas Públicas para as Mulheres tem como sua Superintendente a Sra. Creuza Elisabeth da Mata. E atende no telefone, 3226-1767. Para denúncias ligue 180.