30 JAN 2020
TURISMO
Linha intermunicipal Ladário/Corumbá terá nova empresa prestadora do serviço de transporte público

Confirmado na tarde de hoje (29), em reunião, a linha intermunicipal Corumbá/Ladário terá uma nova empresa prestando o serviço de transporte público. As reivindicações feitas pela Prefeitura Municipal de Ladário e pela Câmara de Vereadores foram determinantes para que este ato acontecesse.

A saga pela troca da empresa teve início em 2018, ano em que Iranil Soares assumiu a administração de Ladário. Já nos primeiros dias de mandato, recebeu inúmeras reclamações dos munícipes, sobre a má qualidade do serviço prestado e dos ônibus em circulação, e no dia 26 de dezembro, enviou em caráter de urgência um ofício ao Diretor de Regulação e Fiscalização: Transportes, Rodovias e Portos, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), Ayrton Rodrigues, solicitando visita técnica de fiscalização para que o serviço prestado na região fosse prestado.

Atendendo à solicitação do prefeito, em março de 2019 uma equipe da Agepan foi designada para fiscalizar as condições dos coletivos, coletando os dados necessários para verificar a necessidade de uma nova empresa. Enquanto isso, o Chefe do Executivo continuou em busca de uma resolução para o problema. Em 16 de maio do ano passado, em reunião junto aos Deputados Rinaldo Modesto e Evander Vendramini, a empresa Canarinho, a Agepan, e vereadores, foram discutidas novamente as melhorias para o serviço prestado. Então, em 11 de junho do mesmo ano, foi realizado estudo para a melhoria do transporte coletivo.

Tempos depois, no dia 03 outubro de 2019, Iranil Soares participou de uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em que o Governador Reinaldo Azambuja atendeu aos prefeitos na cidade de Aquidauana, e todos puderam apresentar as três das maiores necessidades de cada município. Na ocasião, o Prefeito entregou a ele um ofício pedindo a substituição da prestadora de serviço, ou a permissão para que outra empresa pudesse explorar a linha intermunicipal, devido à notória insatisfação da população com a empresa que há muitos anos deixou de atender aos anseios básicos dos munícipes.

Reinaldo Azambuja prestou apoio na solicitação, e por meio da Agepan, determinou que a empresa Andorinha - única credenciada para a prestação deste serviço, assumisse a concessão do transporte público intermunicipal a partir do dia 1° de fevereiro de 2020.
 "A confirmação feita no dia de hoje, em reunião com a Agepan, vereadores e o Gerente Regional da empresa Andorinha, foi satisfatória. Pois eu já recebi muitas reclamações sobre essa linha, até mesmo de pessoas que chegaram a perder seu emprego por não conseguir chegar no horário em seu serviço por conta de atrasos do ônibus. Então eu me sinto feliz em dizer que agora é real, mas não cessarei por aqui, pois vou cobrar, com o mesmo vigor, a empresa que prestará serviço daqui pra frente", disse o Prefeito Iranil Soares.

Adriana de Vito Rós Ortiiz, assessora da Diretoria de Regulação e Fiscalização de Transportes, Rodovias e Portos, explicou que a transição será feita de forma tranquila, e que no período de 10 dias, aqueles que tiverem o vale transporte, poderão trocar pelo cartão que será oferecido pela nova empresa. "Nós viemos acompanhar a transição, visando não prejudicar a população. Também oriento que aqueles que têm o vale transporte ofertado anteriormente, procurem a empresa Andorinha para fazer a troca pelo cartão da empresa", disse Adriana.

A princípio, não haverá troca do itinerário e os horários serão de 30 em 30 minutos, começando às 5h30 da manhã, conforme afirmou Gisiel Rodrigues Santos, Gerente Regional da Andorinha. "Nós não iremos alterar o itinerário a princípio, o primeiro ônibus sairá às 05h30 da manhã. Serão quatro ônibus na linha, e dependendo da demanda, nós iremos adequar. Se por exemplo, em um horário de pico for constatado a necessidade de mais ônibus, nós iremos colocar. O nosso propósito é trazer qualidade e satisfação para os usuários do transporte público", disse Gisiel.

A empresa vai assumir a linha neste sábado, dia 1° de fevereiro, às 05h30 da manhã. Aquele que tiver mais dúvidas sobre a transição terá que entrar em contato com a empresa responsável.

30/01/2020