14 JAN 2020
SAÚDE
Secretaria de saúde de Ladário intensifica as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A Prefeitura Municipal de ladário, através da secretaria de saúde, intensificam nestes meses de chuvas as ações de prevenção e combate da Dengue.

Em reunião na sede da PML, o secretário de saúde, Denilson Marcio da Silva reforçou o empenho de toda equipe de saúde nestes primeiros meses do ano no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Em entrevista frisou que o municipio não tem até o momento nenhum caso de Dengue registrado, mas que coletas de sangue são enviadas todas as semanas para analises. As ações em conjunto com outras secretarias garantem o sucesso até o momento de toda campanha, que leva a população esclarecimentos de como evitar a proliferção de focos das larvas do mosquito transmissor.

Ressaltou também que embora todos os esforços dos agentes de endemias e agentes de saúde, a participação da populção é imprescindivel para que o municipio mantenha indice zero de casos. Pediu a ajuda da população que cuidem de seus quintais, evitando quaisquer objetos que possam acumular água, informando sobre possiveis locais que possam haver focos e descartando o lixo residencial de forma adequada.

Na oportunidade também escalareceu que todos os serviços de saude estão em pleno funcionamento. O atendimento de vacinação, esta sendo realizado na Policlinica Municipal até as 13hs diariamente, e que até o meado deste mês de janeiro voltará a atender nos dois períodos. Quanto as outras salas de vacinação, elas estarão em pleno funcionamento até março deste ano, tendo em vista a adequação dos espaços fisicos e férias de servidores. Já a farmacia municipal, que neste periodo também opera em meio expediente na Policlinica, voltará a atender nos dois períodos já no começo de fevereiro.

Os exames laboratoriais e agendamentos de especialidades estão sendo feitas nas unidades de saúde sempre que for necessário, não necessitando que o cidadão se desloque para agendar em outro lugar.

Já para o mês de fevereiro, as ações da secretaria além de continuar voltadas  no combate ao mosquito Aedes Aegypti, terão ações desenvolvidas na orientação quanto as Dsts (Doenças sexualmente transmissíveis). "Por ser um período de festas, é importante sempre lembrar de brincar com segurança, evitando os excessos de bebidas alcoólicas e sempre buscando se proteger no caso dos famosos "Amores de Carnaval."  Frisou.