12 SET 2019
Secretaria Municipal de Educação prepara alunos da REME para Etapa Estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Secretaria Municipal de Educação de Ladário esteve a frente da adesão do município e coordenação da etapa municipal da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, onde a coordenadora responsável no município, professora Nair Pereira Alves de Carvalho esteve reunida no último dia 5 deste mês, com a Comissão Julgadora Municipal, composta pelos avaliadores Daniel Mendes da Silva Filho, Marta Cavalcante dos Santos e Maria Cláudia Sant'Ana Castello de Arruda, os quais analisaram e avaliaram os textos e vídeos inscritos que passaram para a etapa estadual. As categorias e trabalhos selecionados foram: Poema: "São João de Ladarense" da aluna Maria Vitória Gonçalves Rosa da Escola Municipal Nelson Mangabeira; Memórias Literárias, " Tempo bom" da aluna Marcelly Ribeiro Duarte da Escola Estadual Leme do Prado; Crônica: "Uma visita inusitada" do aluno Rafael Larica Mello da Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio; Documentário: "Pérola do Pantanal" dos alunos Katia Maurielly Rodrigues Santos, Karoline Lima Soares e Henderson Mendes da Silva da Escola Estadual 2 de Setembro e Artigo de Opinião: " Nossa esperança, nossa subsistência" da aluna Mírian de Brito Sorrilha da Escola Estadual 2 de Setembro. 11 Professores das Redes Estadual e Municipal participaram junto com seus alunos.

Com a participação dos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nesta 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, as categorias inscritas compreenderam o 5º ano, com a categoria Poema, Memórias Literárias para 6º e 7º anos, Crônica, para 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e para o Ensino Médio, Documentário, para 1º e 2º anos e Artigo de Opinião, para o 3º ano.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é "O lugar onde vivo", que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Com o apoio da Coleção da Olimpíada/Cadernos Virtuais, os professores desenvolvem as oficinas com todos os alunos da turma, além de trabalhar com uma metodologia que aborda conceitos curriculares previstos no ensino da Língua Portuguesa em consonância com a BNCC. Ao inscrever-se, os professores passam a fazer parte de uma rede de conhecimento que oferece formação a distância e diferentes recursos didáticos formativos.