24 JAN 2018
Secretaria Municipal de Educação implanta Sistema de Gerenciamento Escolar Digital

A partir do início das aulas do ano letivo de 2018, as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Ladário passarão a contar com a informatização dos registros escolares dos alunos (dados pessoais, matrículas, transferências, remanejamentos, declarações e histórico escolar), e os professores poderão inserir seus controles de aulas no próprio sistema (diários de classe, que envolvem notas,  frequência e conteúdos).

Todo este processo visa dinamizar o trabalho administrativo e pedagógico das Unidades Escolares, onde as informações são processadas com rapidez, com a geração instantânea de relatórios de todas as atividades relacionadas ao cotidiano pedagógico e escolar, gerando economia com impressões, onde os relatórios gerados pelo sistema são facilmente passíveis de arquivamento em formato eletrônico em qualquer mídia digital.

Neste primeiro momento, os Secretários Escolares de todas as Unidades Escolares estão recebendo formação de todos os procedimentos de cadastro de alunos, de formação de turmas e da locação dos alunos nestas turmas e geração de documentos. Em um segundo momento, os mesmos profissionais participarão de uma segunda formação para realizarem o cadastro dos professores na Unidade Escolar e nas turmas. Após estes dois momentos, os professores, gestores e coordenadores receberão formações a respeito das atividades que desenvolverão no próprio sistema.

Para o Prefeito Carlos Ruso, este sistema vem ao encontro a uma nova era tecnológica, em que os dados escolares serão apurados com maior rapidez, com praticidade, onde as Unidades Escolares possam fomentar todo o processo pedagógico e administrativo. Será mais prático e ágil, por exemplo, para um pai ou responsável, solicitar e retirar uma guia de transferência ou declaração de escolaridade.