25 JUL 2017
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Festa em assentamento rural vai comemorar a semana da Agricultura Familiar

O prefeito Carlos Ruso recebeu nessa terça feira, 25/07, dia da Agricultura Familiar, o secretário especial de Agricultura Familiar de Corumbá, Mohamad Abdallah. O secretário veio convidar o prefeito para a 1ª Festa da Agricultura Familiar, na Escola Monte Azul, no Assentamento Taquaral, na próxima sexta feira, mas os dois acabaram conversando vários assuntos de interesse dos municípios que se confundem tanto em territorialidade, quanto em atividades rurais.

?São cidades irmãs e nós sabemos o quanto temos que trabalhar para melhorar a vida de nossa população?, afirmou Mohamad. Ele lembrou que existem ladarenses que têm lotes nos assentamentos de Corumbá e corumbaenses no assentamento de Ladário, uma situação comum de acontecer na região.

?Ladário é o coração do Pantanal, estamos cercados por Corumbá por todos os lados, então não tem como dizer que não, por isso, precisamos trabalhar juntos, pensando sempre no bem de nossa população?, disse o prefeito Carlos Ruso que agradeceu ao convite e garantiu que vai à festa na sexta feira.

A primeira comemoração na Semana da Agricultura Familiar é justamente a produtividade dos assentamentos. Hoje, os pequenos produtores conseguem atender às prefeituras de Corumbá e Ladário e fornecem boa parte da merenda escolar oferecida aos alunos da rede municipal, em parceria com o Governo Federal, através de dois convênios, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Mohamad garantiu que a festa será um grande encontro e muitas coisas serão oferecidas a quem participar. ?Todas as secretarias estão envolvidas, todos os órgãos que trabalham com a agricultura familiar vão estar presentes, Embrapa, Agraer, Universidade Federal, Senac, Senar, Sindicato Rural. Todos que trabalham no intuito de que a população receba os benefícios do homem do campo?, afirmou.

O prefeito Carlos Ruso ressaltou a importância da agricultura familiar e falou a respeito dos projetos que estão sendo desenvolvidos em Ladário para fomentar a produção no campo. ?Entre elas nós temos a criação da Feira do Produtor, um local onde eles poderão vender direto do produtor para o consumidor e que vamos implantar em Ladário?, garantiu o prefeito.

Ruso também ressaltou a importância do fortalecimento de vínculos com Corumbá, afirmando que a visita e o convite, são de suma importância para que a administração das duas cidades, possam estar sempre imbuídas no propósito de trabalhar em favor da melhoria da qualidade de vida da população. ?Afinal de contas, somos todos irmãos?, concluiu.

A Festa da Agricultura Familiar na Escola Monte Azul, no Assentamento Taquaral, na sexta feira, está marcada para começar às 9 horas da manhã. Entre outras coisas serão feitas palestras, cursos para ensinar a fazer shampoo contra piolho, repelente natural e inseticida. Também haverá corte de cabelos, cinema e oficina de artesanato, além de emissão de documentos.