20 JUL 2017
POLÍTICAS SOCIAIS E CIDADANIA
Curso de artesanato ajuda a mudar a vida das mulheres do Mutirão

Curso realizado pela Prefeitura Municipal de Ladário, através da Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania e Superintendência da mulher, ajudou a valorizar e aumentar a autoestima de 22 mulheres do Mutirão. Durante quatro meses elas aprenderam a fazer ?fuxico?, mas muito mais do que isso, se transformaram em uma família e venceram vários problemas decorrentes do dia a dia com a oportunidade de conversar com outras pessoas e se sentirem úteis.

Na cerimônia de entrega dos certificados, na tarde dessa quinta feira, 20/07, o clima foi de emoção com lágrimas que rolaram pelos rostos de quem soube dar o devido valor à congregação de pessoas em busca do melhoramento pessoal. Uma tarde para lembrar dos dias de conversa, aprendizado e planejar o futuro que vem por ai com novos desafios e mais confiança para vencê-los.

?Daqui eu não vou parar, eu vou trabalhar?, garantiu Luciene Eulália Santana que já sabia fazer o artesanato e participou do curso para aperfeiçoar os trabalhos. Eulália estava grávida quando as aulas começaram, o filho nasceu e se transformou em mascote da turma.

Rita Cassiana de Arruda Rodrigues está grávida e fez o curso já para preparar o futuro do bebê. ?Ã? meu primeiro filho e eu espero ganhar dinheiro para ajudar no sustento da casa?, afirmou ela que também disse ter aprendido muito com o curso feito no Centro Comunitário do Mutirão.

Foram quatro meses de ensinamento e aprendizado para favorecer a geração de renda entre donas de casa que agora terão a oportunidade de fortalecer o rendimento familiar. ?Ensinei e aprendi, como professora e como ser humano. Tivemos muitas alunas com depressão, a maioria superou, tivemos alunas com necessidades especiais. Só tenho a agradecer à prefeitura por essa oportunidade?, disse Patrícia Bispo Gonçalves, professora do curso.

?Os encontros serviram para as pessoas se familiarizarem?, disse a secretária especial de Políticas Sociais e Cidadania, Delari Botega Ebeling. Ela ressaltou que os trabalhos feitos e distribuídos durante o evento do Dia das Mulheres, em 8 de março, foram confeccionados pelas alunas do curso. Delari também afirmou que no Agosto Lilás, as lembranças também serão feitas pelo grupo.

"Vocês nasceram junto com a administração, fazem parte da primeira turma formada nessa nova era. O prefeito pediu para dizer a vocês da felicidade que está sentindo em poder contribuir com o futuro de vocês. O município vai continuar investindo em cursos como esse e quer ver cada dia mais pessoas capacitadas para trabalhar e garantir renda familiar", disse o assessor executivo do prefeito Carlos Ruso, Rodrigo Arruda, que representou o chefe do Executivo na solenidade.

Durante o curso as mulheres aprenderam a fazer uma série de artesanatos que servem tanto como enfeites, como em utensílios ou mesmo vestimentas. Porta objetos, bolsas, enfeites e até colchas e vestidos foram feitos pelas alunas que usaram da criatividade para criar. Agora é investir porque a intenção foi oferecer uma maneira de elas ganharem dinheiro trabalhando e mostrando  o quanto são criativas e competentes.