12 JUL 2017
FINANÇAS E PLANEJAMENTO
Audiência do PPA acolhe sugestões para administração nos próximos quatro anos

Audiência Pública do Plano Plurianual (PPA) realizada pela Prefeitura Municipal de Ladário, através da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, acolheu sugestões dadas pelo secretariado e munícipes, que vão nortear as ações administrativas nos próximos quatro anos. A reunião foi na Câmara Municipal de Ladário, que esteve lotada na noite dessa terça feira, 11/07.

?Precisamos avançar. Temos que melhorar a capacitação do nosso pessoal, aumentar o volume de obras, melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Para isso, é necessário planejamento, e é o que nós estamos fazendo aqui?, afirmou o prefeito Carlos Ruso que abriu a audiência.

?Na realidade, estamos começando aqui a administração, apesar de que as ações previstas nessa audiência serão colocadas em prática a partir de 2018, mas isso vai acontecer de forma ordenada e organizada?, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Afonso Peres Mazó. Ele, como os demais secretários, apresentaram as propostas de cada pasta para o quadriênio 2018/2021.

A audiência foi amplamente divulgada, mas apesar disso, poucos moradores compareceram para participar das definições. Quase que a totalidade dos que estavam presentes era do secretariado ou funcionários da prefeitura.

Todos os responsáveis por pastas apontaram suas necessidades e apresentaram seus planejamentos. Exemplo é a Fundação de Cultura, que além dos eventos já tradicionais como o São João e o carnaval, apresentou propostas para a realização de outras festas como o Festival Estudantil e o Café da Manhã com os escritores.

A Fundação do Meio Ambiente mostrou a preocupação com a estruturação do prédio do antigo Hotel Porto Vitória Régia, que hoje é a sede da APA Baía Negra, na região da Codrasa. Na produção rural, o enforque foi para a contratação de mão de obra técnica especializada, como um veterinário para atender aos pequenos produtores rurais.

Além de participar da construção do futuro da cidade, a audiência serviu para que o munícipe ficasse sabendo o que pretendem os administradores do município. A Habitação mesmo enfatizou a construção de 267 casas pelo programa Minha Casa Minha Vida, no Conjunto Mangueiral, para formar o Mangueiral III. A Educação apresentou propostas concisas e inovadoras, e a Administração tratou em grande parte, do melhoramento da qualidade dos serviços do funcionalismo.

As propostas agora serão compiladas e passarão a fazer parte do Plano Plurianual que vai vigorar até o primeiro ano de gestão do próximo prefeito, que deverá formular outro plano. O planejamento ultrapassa o mandato, justamente para que as propostas se transformem em realmente políticas públicas de governo a serem executadas. Além do plano, existem outros dispositivos, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias que norteiam a utilização de verbas públicas.