25 MAI 2017
Estudantes de Ladário recebem informações sobre as responsabilidades do PROCEVE

Estudantes do município de Ladário começaram esta semana a receber informações a respeito do Programa de Conciliação Para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar (PROCEVE). É uma ação do Ministério Público Estadual, que visa melhorar a sociedade brasileira, a partir de normas e regras impostas nas escolas que ajudem a incentivar o aprendizado, a disciplina e reduzir a criminalidade e a perda de alunos, principalmente para o vício das drogas.

A promotora Ludmila de Paula Castro Silva é quem está dando as palestras que devem chegar a milhares de alunos. Durante as palestras ela fala sobre o que deve ser feito pelos estudantes para seguir as normas e as punições que lhes serão dadas em caso de transgressão.

Nos últimos anos, os alunos ganharam muitos benefícios e professores e funcionários das escolas chegaram a ser penalizados até mesmo por mandar um aluno catar um papel no chão. Com o PROCEVE esse conceito muda e a partir de agora, todos são responsáveis pela manutenção da escola e do bom andamento do convívio.

O PROCEVE institui, por exemplo, que o aluno que transgredir uma das regras, terá que desenvolver ações educacionais no contra turno. "O que ele vai fazer será definido entre a direção da escola e os pais que assinarão um documento", explicou Jaqueline Urquiza, coordenadora do núcleo do PROCEVE de Ladário. "O aluno poderá ter que acompanhar os menores, ajudar na sala de informática no caso de quem tem conhecimento da tecnologia, pode ser monitor de educação física, ajudar na biblioteca, entre outros afazeres, sempre acompanhado por um professor", afirmou ela.

A equipe da do Ministério Público Estadual, vai monitorar todas essas ações e é composta por vários profissionais, entre eles, psicóloga e assistente social. A Secretaria Municipal de Educação de Ladário, também coloca à disposição do programa, todos os seus profissionais, principalmente os coordenadores pedagógicos e os professores.

"Vai melhorar muito, principalmente se os pais se conscientizarem e derem apoio para as escolas. Temos que trabalhar juntos pelo futuro de nossos estudantes", disse Jaqueline. Para ela, que já tem 30 anos de magistério, essas ações são fundamentais para reverter o quadro atual e melhorar a qualidade da educação no município.

No cronograma das palestras do PROCEVE em Ladário, hoje, às três tarde, ela será feita na Escola Municipal Irmã Régula, polo Seac; no dia 31, também às três da tarde, na Escola Municipal Marquês de Tamandaré, polo Nova Aliança; e no dia 1º de junho, às nove horas da manhã, no Poliesportivo Professor Hélio Benzi. Nesse dia, a palestra será para alunos escolas estaduais, particulares e para estudantes das escolas municipais do centro da cidade.