16 MAI 2017
Ladário ainda precisa vacinar mil e setecentas pessoas contra a gripe para atingir a meta

Ainda está bem aquém da expectativa a vacinação contra a gripe no município de Ladário. Apesar da insistência da Secretaria Municipal de Saúde que está disponibilizando imunizadores em quatro pontos distintos da cidade, pelo menos mil e setecentas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, ainda não se vacinaram.

Da meta de 4.793 pessoas, 3.004 foram imunizadas até agora. Isso significa um percentual de 63%. Os restantes, 37%, devem procurar os postos até a próxima segunda feira, dia 22 de maio, prazo final para a campanha deste ano. Nesta etapa estão sendo vacinados os idosos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas e professores, mas aqueles que fazem parte dos outros grupos prioritários e não tomaram a vacina, também podem procurar as salas de imunização.

A vacina é importante porque ela imuniza o cidadão contra o vírus H1-N1, transmissor da gripe Influenza. Essa gripe, segundo os médicos é muito forte e evolui rápido para quadros que causam sérios problemas respiratórios podendo levar o paciente à morte. A influenza também causa a pneumonia, maior motivo de óbitos de idosos no Brasil.

Quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinou, tem que procurar os postos no horário de 7 às 11 e de 13 às 17. Os postos que oferecem a vacina são a Policlínica, no centro da cidade, Érico Vale no Seac, João Fernandes no Alta Floresta e Joaquim Farias no Tamandaré.