16 JUL 2015
Ladário será a primeira cidade do Estado a intensificar constantemente ações ambientais junto à PMA

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Fomento e Desenvolvimento Econômico e Fundação de Meio Ambiente, promoveram na manhã desta quinta-feira, 16 de julho, uma reunião com a Polícia Militar Ambiental (PMA), para realizar os últimos ajustes da formalização do acordo técnico e operacional que será firmado entre o município, a Segurança Pública do Estado e a PMA.

O termo de cooperação tem por objetivo, estabelecer parcerias em todas as ações realizadas na cidade que tenham o foco em educação ambiental, sendo a Pérola do Pantanal, a primeira do estado, a firmar o acordo que trará uma intensificação constante das atividades de proteção ambiental nas localidades, como a região da Apa Baía Negra.

"Com esta aproximação, pretendemos ampliar as ações na área de Preservação Ambiental, Apa Baía Negra, criando uma cultura de desenvolvimento sustentável na cidade, partindo das nossas crianças matriculadas nas escolas, garantindo uma educação ambiental, nos ajudando a combater os transtornos causados por áreas abandonadas que viram depósitos de lixo. Parcerias como estas só vêm a somar, firmando cada vez mais a nossa política de integração", disse o prefeito José Antonio Assad e Faria.

De acordo com o Capitão PM, Cleiton Douglas da Silva, Comandante da 2° Cia de Polícia Ambiental, a reunião serviu para fazer os últimos acertos do termo que nascerá em Ladário de forma inédita e que será oficializado a partir do segundo semestre deste ano.

"O projeto busca dar o apoio às atividades que buscam proteger o Meio Ambiente de Ladário. Nosso foco será o trabalho de Educação Ambiental, junto à comunidade escolar e profissional, mas também estaremos disponíveis dando apoio ao município nas atividades fiscalizadoras em tudo o que diz respeito à proteção do Meio Ambiente", explicou o capitão Cleiton.

Para o secretário de fomento e desenvolvimento econômico, a administração entende que o trabalho realizado pela PMA que é um órgão estadual, "merece apoio total da Prefeitura em virtude de suas ações, trazendo benefícios dentro do nosso território para a nossa população, incrementando as atividades ambientais com todos", mencionou.

Na oportunidade, a diretora de Gestão e Controle Ambiental de Ladário, Ligia Lopes Teixeira, falou que essa novidade será muito bem vinda e de muita utilidade para a população, pois, "todas essas ações irão ajudar a inibir a prática de crime ambiental em nossa cidade, impondo uma segurança a mais na questão de intensificar essa fiscalização nos capacitando, direcionando os trabalhos e trazendo projetos de autorias deles, como Florestinha, Lobinho Guará, que serão trabalhados dentro das escolas. Além disso, eles terão um papel fundamental, ajudar na capacitação da comunidade da Apa Baía Negra, para que eles nos ajudem e sejam agentes fiscalizadores ambientais", apontou Ligia.

Estiveram presentes à reunião, além do prefeito José Antonio Assad e Faria, o Comandante 2° Cia de Polícia Ambiental, Cleiton Douglas da Silva, o secretário de Fomento e Desenvolvimento Econômico, Jorge De Castro, diretora de Gestão e Controle Ambiental de Ladário, Ligia Lopes Teixeira, bem como representantes da secretaria de administração e o advogado geral do município, João Dantas.