26 ABR 2017
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Seminário discute o PNAE e o melhoramento da produção rural na agricultura familiar

Com a participação de 84 pequenos produtores rurais do município de Ladário, aconteceu na manhã de hoje, na sede social do Sindicato Rural de Corumbá, o 1º Seminário sobre o PENAE no Pantanal: Avaliação e Perspectiva da Agricultura Familiar de Corumbá e Ladário. O encontro, promovido pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (AGRAER),  é uma forma de fazer um diagnóstico da atividade e criar dispositivos para organizar e incentivar a produção.

"Nós não estamos aqui para ensinar ninguém, mas estamos aqui para ajudar, a Agraer está pronta para isso e cada vez vamos fazer mais", disse o diretor presidente da AGRAER, Enelvo Felini. Ele também prometeu que a agência irá direcionar mais recursos, máquinas e equipamentos para os municípios de Corumbá e Ladário, que receberam este mês, cada um, uma patrulha mecanizada para os assentamentos rurais.

"Nós precisamos incentivar a nossa produção rural e o município tem procurado recursos junto ao Governo do Estado. Por isso, estamos aqui participando deste encontro, para juntos concentrarmos esforços e avançar ainda mais nesse setor", disse Carlos Ruso. O prefeito de Ladário avalia como de fundamental importância a atividade para o abastecimento do mercado interno e fornecimento de alimentos de qualidade para a merenda escolar.

O PNAE, discutido no evento, é o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ele foi implantado em 1955, e até hoje, vem incentivando o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de educação alimentar nutricional. Hoje, boa parte da merenda escolar é comprada dos pequenos produtores, com incentivo do Governo Federal, através das prefeituras municipais.

Durante o evento, foram montadas barracas no pátio externo do sindicato. Elas apresentaram aquilo que é plantado e colhido nos assentamentos rurais de Corumbá e Ladário. Felini elogiou a organização e colocou a AGRAER à disposição dos dois municípios para incentivar a produção rural e solidificar ainda mais a merenda escolar dos estudantes da região.