26 ABR 2017
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Feira vai incentivar troca de produtos recicláveis com produção dos microempreendedores

Já tem data marcada a 1ª Feira da Solidariedade, promovida pela Prefeitura Municipal de Ladário em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que vai reunir os microempreendedores individuais e os consumidores de Ladário e Corumbá. A intenção é promover, além da integração, renda para as famílias que participam do projeto CEL, o Clube de Empreendedores de Ladário, que vem se organizando para oferecer produtos e serviços de qualidade para a população.

Durante a feira, haverá trocas de produtos, para facilitar as negociações. O consumidor pode levar garrafas pet, potes de sorvete vazios, potes diversos, todos com tampa, papelão, roupas em bom estado para customização, trigo, açúcar e outros tipos de material que sirvam para reciclagem. Esses produtos poderão ser trocados por artesanato e quitutes feitos pelos integrantes do clube.

"Nós estamos articulando a ecologia, a geração de renda e a valorização cultural da produção manufatureira e do artesanato local", disse a secretária municipal de Assistência Social, Andressa Paraquett. Ela também adiantou que, quem for à feira terá uma ampla praça de alimentação com comidas típicas da região, como sarravulho, bobó de galinha, churrasquinho, arroz carreteiro e outros pratos da culinária pantaneira.

"Esta é uma das alternativas que estamos incentivando para gerar renda ao nosso povo. Desde o início da gestão estamos trabalhando o Clube de Empreendedores para que possamos fazer não somente uma simples feira, mas uma feira com produtos de qualidade e com gente preparada para atender à altura a nossa população", disse o prefeito Carlos Ruso. Ele também afirmou que a Feira da Solidariedade deverá acontecer mensalmente e que ela deverá ser itinerante, ou seja, cada mês será em um bairro da cidade, o que só depende de estudos de viabilidade.

A questão da troca é uma novidade e uma iniciativa que deve oportunizar um alto volume de negócios. "Por um lado, os microempreendedores precisam de matéria prima e de recipientes par acondicionar os seus produtos, por outro, a população se desapega do que tem em casa sem utilidade e adquire novos e bons artigos de artesanato ou mesmo guloseimas deliciosas", explicou Andressa. Para a secretária, a feira dá a largada para um ciclo de empreendimentos que deverá ser desenvolvido em Ladário para o melhoramento da produção e da geração de renda.

A feira vai ser no domingo, 30 de abril, justamente para comemorar o Dia do Trabalhador, que é na segunda, 1º de maio. A Feira da Solidariedade, do Clube de Empreendedores de Ladário começa às cinco horas da tarde na Praça Gastão Brasil.