14 JUL 2015
Prefeito entrega Praça Irineu de Souza revitalizada

O Prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado de sua equipe de governo, entregou no final da tarde desta segunda-feira, 13 de julho, a reforma, adequação e revitalização da Praça Irineu de Souza, no bairro Boa Esperança. Ainda, participaram da cerimônia autoridades civis e militares da região, bem como toda a população que ficou satisfeita com o novo espaço de lazer.

"Só de ter uma Praça toda reformada, com um local para trazer a família no final e semana já é motivo de grande alegria. O que mais me chamou a atenção foi a preocupação em reestruturar todo o entorno, o que acaba não apenas beneficiando com lazer, como também segurança e acima de tudo, qualidade de vida para quem vive nas proximidades", disse a moradora Michele Lidiane.

As obras de revitalização, ornamentação e adequação da Praça receberam recursos do CFEM/FEP (Manutenção das Ações e Serviços com recursos Naturais) no valor de R$ 189.974,49 .

Além disso, a Prefeitura também realizou obras de pavimentação das ruas do entorno da nova área de lazer, como a Castro Alves e a Tiradentes, que receberam lajotas sextavadas, meio fio, guias e sarjetas, valorizando os imóveis da região. O valor da obra foi de R$ 306.290,27, oriundos de recursos do CFEM/FEP.

"Toda essa realização na Irineu de Souza é fruto de um bom trabalho, feito com planejamento e respeito aos recursos investidos. É um local onde a população poderá desfrutar não apenas de um espaço de lazer para a toda família, como também poderá reviver parte da história da nossa Ladário. Enquanto administração, a nossa preocupação é essa, proporcionar melhor qualidade de vida para a nossa população, por meio de investimentos como estes, que deverão acontecer em outras regiões da nossa cidade", disse o prefeito José Antonio.

Com os trabalhos feitos no local, à população tem agora a sua disposição um espaço para prática de vôlei e futebol de areia, caminhada, mesa de jogos, playground e iluminação, que garantirá a segurança dos usuários. Outra preocupação foi à implantação da primeira Academia ao Ar Livre da cidade, possível por meio de emenda parlamentar do ex-Deputado Estadual  Lauro Davi (PROS), onde foram destinados R$ 30.000, sendo R$ 6.990,00, investidos dos cofres municipais, totalizando o montante de R$ 36.990,00 para a instalação de equipamentos.

E não perdendo tempo, a aposentada Dilma Segóvia Lopes (65), foi uma das primeiras a estrear os equipamentos de ginásticas, "assim que soube que a praça seria reformada já fiquei contente, ainda mais vindo com aparelhos de academia. Isso demonstra a preocupação com nós moradores. Como aposentada, adoro fazer exercícios físicos. Agora tudo ficou mais cômodo, parabéns para todos nós", falou.

Com mais essa nova estrutura, a pretensão é realizar diariamente no local o Projeto Desafio Saúde, onde os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) participam de atividades físicas, acompanhadas de um profissional da área, bem como na área de esporte, com aulas para crianças e adolescentes do bairro.

"Todos esses esforços são para a população. Há uma preocupação enquanto administração possibilitar esses espaços que garantem o lazer das famílias. Porém, antes de pensarmos nessa reforma da praça, foi pensando também na infraestrutura das ruas, o que possibilita um melhor acesso em torno da Irineu de Souza e também do bairro Boa Esperança. Por isso é importante que a população nos ajude a preservar o local feito com tanto esforço", reforçou o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Roberto Guimarães.

Irineu de Souza

A praça recebeu o nome Irineu de Souza, que foi um dos moradores mais antigos do bairro Boa Esperança.  Viveu no local cerca de 70 anos, desde quando chagou à Ladário, na década de 20 aos 22 anos de idade. Era um homem prestativo e de coração grande, pois ajudava à todos que dele precisava.

Na oportunidade, foram convidados os familiares do homenageado, que compareceram e agradeceram a singela lembrança feita por um dos moradores que contribuíram para o desenvolvimento da região.

"Agradecemos a homenagem, e que nós, enquanto moradores consigamos manter viva essa praça, assim, como a memória do meu sogro. Aqui, estamos revivendo a história da nossa cidade", comentou o genro do Irineu de Souza Mário dos Santos.

O homenageado também foi criador de gado em Ladário, quando a área da Rua Riachuelo próxima a esta praça, ainda era um grande curral e de sua propriedade.  Conquistou ao longo da vida várias amizades, entre elas com Comandantes da Marinha, por um fato bem peculiar, sua habilidade em abater onças quando rondavam seu curral e a área militar da Marinha.

Era devoto e festeiro de São Sebastião e ao fixar residência em Ladário, transformava sua propriedade anualmente no dia 20 de janeiro, em um espaço de festejos em comemoração à São Sebastião, onde todos do bairro se reuniam para dançar e se deliciar com churrasco oferecido por ele.

Irineu teve 5 filhos, cerca de 19 netos e 22 bisnetos, desde o início toda sua família morava junta no mesmo terreno, união mantida até hoje, por parte de seus filhos e demais familiares. Esse vínculo e união familiar, reforça a importância e o valor dos laços familiares tão comum entre as famílias tradicionais de Ladário, que lutam diariamente buscando o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população.